A gerente de Recursos Humanos da Gasmig, Lívia Ornelas Campos de Melo, foi uma das 45 mulheres selecionadas em todo o Brasil para participar do Programa de Liderança Feminina na Gestão Pública, promovido pela Fundação Dom Cabral (FDC) em parceria com a Caixa e o Tesouro Nacional. A iniciativa reuniu gestoras públicas de diferentes regiões do país em uma formação voltada ao desenvolvimento de competências estratégicas, gestão de equipes, uso de inteligência artificial no processo de tomada de decisão e fortalecimento de redes de apoio ao longo de uma semana no Instituto Europeu de Administração de Empresas (INSEAD), em Fontainebleau, na França. Para a gerente, a experiência proporcionou aprendizado técnico e reflexões sobre o impacto da presença feminina em espaços de liderança. “O fato de ter sido tão disputado só aumenta a minha responsabilidade e a vontade que sinto de devolver para a sociedade o que aprendi”, afirma.
Troca de experiências
Segundo Lívia, um dos pontos mais marcantes da formação foi a troca de experiências entre mulheres de diferentes estados, setores e trajetórias profissionais. “Apesar das diferenças, percebemos que muitos desafios são semelhantes, o que acaba nos fortalecendo”, destaca. Na avaliação da gerente, programas de formação voltados para mulheres ajudam a acelerar mudanças práticas dentro das organizações e da própria administração pública. “Quando você tem um grupo de mulheres preparadas e atuando de forma colaborativa, cria-se um ambiente mais favorável para promover ações de impacto e transformação social”, afirma. De fato, ela pretende aplicar os conhecimentos adquiridos especialmente nas áreas de gestão de equipes e tomada de decisão, além de fortalecer iniciativas internas como o Programa Mulheres Inspiradoras da Gasmig, voltado ao desenvolvimento feminino dentro da companhia. “Saio dessa experiência com a certeza de que a rede que construímos ainda vai gerar muitos projetos voltados ao fortalecimento da presença feminina nos espaços de decisão”, conclui.
Fonte: Gasmig / Comunicação
Related Posts
Gasmig, Grupo SADA, Energia Livre Cemig e Logás promovem iniciativa pioneira de descarbonização do transporte pesado
Em um movimento inédito em Minas Gerais, a Gasmig, o Grupo SADA, a Energia Livre Cemig e a Logás realizaram, durante a Semana do Meio Ambiente 2026, uma ação conjunta que marca um avanço relevante na...
CEO da Gasmig vê espaço para consenso sobre reclassificação de gasodutos
O CEO da distribuidora de gás Gasmig, Gustavo de Marchi, entende que a discussão sobre a reclassificação de gasodutos precisa ser superada com urgência. Na sua avaliação, há espaço para uma “saída...

