Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3995-4325

Pílulas Energéticas

– A Petrobras realiza amanhã, terça-feira (7/1), às 11h, no Rio de Janeiro, entrevista coletiva sobre o lançamento da gasolina com ultrabaixo teor de enxofre (Gasolina UBTE) no Brasil. O novo combustível substitui integralmente a gasolina automotiva anterior em todo o território nacional.

A entrevista será concedida pelo diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza; pelo gerente de Soluções Comerciais e Desenvolvimento de Produtos do Abastecimento, Frederico Kremer, e pelo diretor da Rede de Postos de Serviço da Petrobras Distribuidora, Luis Alves de Lima Filho.

– O sistema hidroviário do estado de São Paulo recebeu financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 307 milhões. O dinheiro será investido na melhoria do sistema. A participação do BNDES alcançará 31,2% dos itens financiáveis do projeto. A melhoria da hidrovia permitirá um avanço significativo no transporte de etanol e outros produtos agrícolas.

– As obras serão executadas na Hidrovia Tietê-Paraná e permitirão o aumento da carga transportada para até 11 milhões de toneladas em 2020, com a geração de mais de 17 mil empregos diretos e indiretos, na fase de implantação. De acordo com números fornecidos pelo BNDES, foram transportadas 5,8 milhões de toneladas de carga, em 2011, por essa hidrovia, que envolve em sua área de influência os estados de São Paulo, do Paraná, de Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais.

– Um dos maiores problemas na Argentina é o da falta de energia necessária para atender o desenvolvimento econômico do país.

– O preço das commodities do segmento de energia do Brasil (petróleo, gás natural e carvão) tiveram alta de 6,10%, enquanto a dos metais (alumínio, minério de ferro, cobre, estanho, zinco, chumbo e níquel) registrou elevação de 3,31%.

– Um grupo de investidores liderado pela companhia global de private equity Advent International acaba de assinar um acordo para a compra de parte minoritária da Oleoducto Central S.A. (Ocensa), maior sistema de transporte de petróleo da Colômbia. Pelo acordo, os dois maiores fundos de pensão do país ? a Administradora de Fondos de Pensiones y Cesantías Porvenir S.A. (Porvenir) e a Administradora de Fondos de Pensiones y Cesantía Protección S.A. (Protección) ? farão parte de um fundo de coinvestimento formado pela Advent (LAPEF V OC Co-Investment LP) para a aquisição de 22% da Ocensa que hoje pertencem às empresas Talisman Energy Inc. (Talisman), Total Colombia Pipeline (Total) e Compañía Española de Petróleos S.A.U. (CEPSA). A Cenit S.A.S. (Cenit), uma subsidiária da Ecopetrol S.A., maior companhia integrada de gás e óleo da Colômbia, manterá o controle do capital da Ocensa. A transação está sujeita às condições costumeiras de fechamento e deve ser finalizada nas próximas semanas.

 
Fonte: Infoenergia

Related Posts