O presidente da Petrobras, Pedro Parente, disse na terça-feira (23), em Davos, na Suíça, que a companhia buscará aumentar a participação do gás natural dentro de seu mix de produção. E sinalizou que a estatal pode recorrer a investimentos no exterior para atingir essa meta.
Durante um painel sobre energia no Fórum Econômico Mundial, o executivo destacou que o gás natural é o combustível da transição energética e explicou que, pelas características geológicas dos campos brasileiros, apenas 20% da produção da Petrobras é de gás, enquanto o petróleo responde pelos outros 80%.
“Temos que reequilibrar essa participação. Isso tem um impacto estratégico para nós, temos que ir para o exterior, não ficar somente no Brasil”, afirmou Parente.
Redução de emissões
Parente afirmou também que a indústria de óleo e gás “está ciente” sobre a necessidade de investir na redução das emissões. Como exemplo, citou a criação da Iniciativa Climática de Petróleo e Gás (OGCI, na sigla em inglês), que reúne dez petroleiras globais, com o objetivo de investir na luta contra as mudanças climáticas. “As mudanças necessárias não serão feitas individualmente, serão resultado de esforços coletivos. Esse é o jeito e a indústria precisará trabalhar.”
Em 2016, a OGCI criou um fundo para investimentos em tecnologias e projetos de baixas emissões de poluentes. Segundo Parente, apostar no financiamento de pequenas empresas de tecnologia, por meio de fundos de investimento, é a maneira mais rápida de as petroleiras avançarem com as mudanças tecnológicas.
“Acreditamos que fazendo isso [instituindo fundos para investimentos em tecnologia], faremos mais rápido [o desenvolvimento tecnológico], teremos ideias melhores, aumentando a digitalização, trazendo mais eficiência, novas formas de usar energia”, afirmou. “A indústria está preocupada em responder às demandas da sociedade. Para grandes companhias a mentalidade às vezes é difícil de mudar. Pelos menos estamos cientes [da necessidade de mudanças]”, afirmou.
Fonte: Valor Online
Related Posts
El Niño pode aumentar venda de gás da Argentina para o Brasil
As vendas de gás natural da Argentina ao Brasil poderiam aumentar durante a primavera do Hemisfério Sul devido ao fenômeno climático El Niño, afirmou à Reuters um representante da OLACDE (Organização...
Caminhões a gás avançam no Brasil, mas ainda representam 0,1% da frota pesada
Os caminhões movidos a gás vêm ganhando espaço no transporte rodoviário de cargas brasileiro, impulsionados pela busca por alternativas ao diesel e por metas de descarbonização adotadas por empresas e...

