O gabinete iraquiano aprovou neste domingo um plano para elevar a capacidade de produção de petróleo bruto do país para 6,5 milhões de barris por dia até 2022, segundo um comunicado do governo.
O ministro do Petróleo iraquiano, Jabar al-Luaibi, disse em janeiro que a capacidade atualmente está próxima de 5 milhões de bpd.
O país está produzindo mais de 4,4 milhões de barris por dia, segundo um acordo entre os 14 membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e outros exportadores, incluindo a Rússia, para cortar a oferta e aumentar os preços do petróleo.
O segundo maior produtor da Opep, depois da Arábia Saudita, o Iraque planeja fazer a concessão de contratos de exploração e desenvolvimento de petróleo e gás em 11 novos blocos em 15 de abril.
O governo iraquiano depende do setor para mais de 90 por cento de sua renda.
Fonte: Reuters
Related Posts
Petróleo cai com realização de lucros e mercado de olho na posse de Trump, mas sobe na semana
Os preços do petróleo chegaram a abrir em alta nessa sexta (17), em linha com os fortes ganhos da quinta (16), mas inverteram o sinal e fecharam em queda, à medida que o mercado realiza lucros e se...
Petróleo cai após falas do novo secretário do Tesouro dos EUA sobre sanções à Rússia
Os preços do petróleo fecharam em queda nesta quinta (16) pressionados por declarações de Scott Bessent, indicado ser secretário do Tesouro americano, durante sabatina no Senado. Bessent disse que os EUA...