Depois de começar o ano em alta, o consumo de combustíveis caiu 1% em março, na comparação com igual período do ano passado, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O mercado brasileiro, contudo, fechou o primeiro trimestre com um crescimento de 1,1%.
As vendas de diesel caíram 0,53% em março, mas no primeiro trimestre houve uma alta de 1,8%, frente a igual período do ano passado. Impactado pela maior competitividade do etanol, o consumo de gasolina comum registrou uma retração de 8,18% no mês retrasado e de 9,5% no primeiro trimestre. As vendas de etanol hidratado subiram 35,9% em março e, nos três primeiros meses do ano, acumularam uma alta de 44,4%.
O avanço das vendas do biocombustível, no entanto, foi insuficiente para evitar a queda de 1,6% registrado no primeiro trimestre no mercado do ciclo Otto (veículos leves que consomem etanol e/ou gasolina).
O segmento de gás liquefeito de petróleo (GLP), por sua vez, recuou 2,3% em março e 1,1% no primeiro trimestre.
No setor de aviação, houve uma alta de 2,85% nas vendas do QAV em março e de 5,45 nos três primeiros meses. Já a gasolina de aviação recuou 5,4% no mês retrasado e 3,3% no trimestre.
As vendas de óleo combustível, por sua vez, registraram uma retração de 24,9% no mês e 14,85% no trimestre, enquanto o querosene iluminante caiu 40,8% em março e 19,2% no primeiro trimestre.
Fonte: Valor Online