A Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul (MSGÁS) vem intensificando uma campanha de conscientização do consumidor do Estado quanto às vantagens da utilização do gás natural como combustível veicular e está presente na Feira do Empreendedor do Sebrae, aberta nessa quarta-feira (16), em Campo Grande. Um estande montado pela empresa apresenta as novas tecnologias de segurança do produto.
Segundo o diretor-presidente da MSGÁS, Rudel Trindade, eventos como a feira promovida pelo Sebrae tem sido utilizados para demonstrar a excelência do gás natural como fonte de energia e custo-benefício frente aos combustíveis derivados do petróleo. A empresa expõe na Feira do Empreendedor, que segue até este sábado (18), na sede do Sebrae, um veículo equipado com o kit GNV (Gás Natural veicular) de última geração e equipamento de simulação.
“Nosso foco é mostrar aos usuários que o gás natural tem sido extremamente competitivo em relação às demais fontes de energia”, explicou Trindade, observando que o objetivo da MSGÁS é aumentar o consumo ainda tímido do GNV no Estado. “Temos ainda uma infraestrutura pequena, apenas uma instaladora e nove postos operando, em Campo Grande e Três Lagoas, o que dificulta o crescimento que se tem verificado nas demais regiões do País”, acrescentou.
Um bom negócio
É meta da companhia, segundo o diretor-presidente, por orientação do Conselho Administrativo, desenvolver ampla campanha em todas as mídias disponíveis para incentivar o sul-mato-grossense a utilizar o gás natural em residências, comércio, indústria e veículo. “Um bom negócio para a sua vida”, informa um folheto distribuído no estande instalado no Sebrae, onde técnicos explicam as vantagens do GNV focando economia, segurança e eficiência.
“Buscamos desmistificar alguns preconceitos que ainda possam existir em relação ao GNV”, observou Thiago Fontana, da área comercial da MSGÁS. Ele disse que a tecnologia avançou muito nos últimos anos em relação a perda de potência do motor e segurança. Os cilindros certificados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) garantem risco zero. Hoje, dispositivos eletrônicos indicam vazamento e oscilação de pressão.
“O consumo do GNV ainda é muito baixo, mas o mercado tende a crescer não apenas com a conscientização da população”, relatou o técnico da empresa, acentuando que o transporte de pessoas por aplicativo é uma nova perspectiva que se abre pela quilometragem rodada pelos veículos. O uso do GNV gera, seguramente, economia de 50% no consumo em relação a gasolina, além do baixo índice de poluentes, contribuindo com o meio ambiente.
Consumo garantido
Outra vantagem do gás natural, segundo Thiago Fontana, é o preço fixo do metro cúbico. O usuário não se sujeitará às variações de mercado que implicam os derivados de petróleo, além do risco de desabastecimento, como ocorreu recentemente com a greve dos caminhoneiros. “É um combustível atrativo, econômico e ecologicamente correto”, pontua. O custo de conversão para o GNV, segundo ele, em torno de R$ 5,6 mil, é recuperado em um ano.
Fonte: MSGÁS / Comunicação