As reservas comprovadas de gás natural da Bolívia cresceram levemente, para 10,7 trilhões de pés cúbicos, até o fim de 2017, disse nesta quarta-feira a Sproule International, empresa canadense responsável por certificar as reservas de gás bolivianas.
A Bolívia havia certificado suas reservas pela última vez em 2013, quando outro empresa canadenses, a GLJ Petroleum Consultants, encontrou 10,45 trilhões de pés cúbicos de reservas provadas de gás, 3,5 trilhões de pés cúbicos de reservas prováveis e 4,15 trilhões em reservas possíveis.
Desde então, o governo boliviano e a petroleira estatal, YPFB, lançaram projetos de exploração apoiados por milhões de dólares em investimentos internacionais.
Em adição aos 10,7 trilhões de pés cúbicos de reservas provadas, o presidente da Sproule, Cameron Philip, disse que o país tem 12,5 trilhões em reservas prováveis e 14,7 trilhões possíveis.
“A estimativa de vida útil dessas reservas é de 14,7 anos, se estamos falando de reservas provadas, o que é importante para a Bolívia”, disse Philip a repórteres.
Incluindo as reservas prováveis, a Bolívia tem ainda cerca de 17,1 anos de oferta de gás natural, disse Philip.
Fonte: Reuters
Related Posts
Pluspetrol começa a enviar gás natural da Argentina para o Brasil
A Pluspetrol anunciou o seu primeiro teste de exportação de gás natural não-convencional de Vaca Muerta, na Argentina, para o Brasil. A operação foi viabilizada pela Gas Bridge, seu braço de comercialização...
Cliente industrial da SCGÁS se torna um dos maiores consumidores da Grande Florianópolis
A SCGÁS concluiu em março a troca da estação de fornecimento de gás natural de um importante cliente da região da Grande Florianópolis, como parte de um processo de ampliação de sua operação. Com a...