Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3995-4325

Oferta de gás nacional tem segundo maior patamar do ano em junho

Volume destinado ao mercado atinge 58,2 milhões de m³/dia no mês

A oferta de gás natural nacional disponibilizada ao mercado em junho atingiu 58,2 milhões de m³/dia, ante 53,3 milhões de m³/dia no mês anterior. Este é o segundo maior patamar da oferta nacional desde janeiro deste ano, quando chegou a 60,7 milhões de m³/dia. Os dados são do Boletim de Acompanhamento da Indústria de Gás Natural, do MME.

No total, a produção brasileira de gás no mês foi de 114,9 milhões de m³/dia. A oferta disponibilizada é o volume produzido nos campos nacionais que foram destinados ao mercado, com exceção do que volta para reinjeção nos campos de produção, queima e perda, entre outros.

A reinjeção chegou a 34,4 milhões de m³/dia, volume 4,7% inferior ao verificado no mês anterior, que foi de 36,1 milhões de m³/dia. A queima e perda foi de 4,16 milhões de m³/dia contra 4,13 milhões de m³/dia. O consumo nas unidades de exploração e produção foi de 13,4 milhões de m³/dia contra 13,6 milhões de m³/dia relativo a maio. Já a absorção em UPGNs totalizou 4,66 milhões de m³/dia contra 4,54 milhões de m³/dia com relação a maio.

A oferta total de gás – incluindo o que veio de importação, que chegou a 34,2 milhões de m³/dia – alcançou 92,5 milhões de m³/dia em junho ante 79,3 milhões de m³/dia no mês anterior. Essa ampliação é reflexo do aumento do despacho de termelétricas no período, que impactou na elevação da importação. A elevação do consumo se deu, de acordo com o MME, principalmente para atender os sistemas isolados.

 

Fonte: Brasil Energia Online

Related Posts

Leave a reply

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.