O consumo de combustíveis caiu 2,5% em setembro ante igual mês do ano passado, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). As vendas voltaram a recuar depois de um agosto positivo e acumulam, no ano, uma queda de 0,5%.
Em recuperação desde a greve dos caminhoneiros, em maio, a comercialização de diesel diminuiu 1,6% no mês retrasado.
No ano, contudo, o mercado de diesel acumula uma alta de 1,2%.
O consumo de gasolina apresentou recuo de 17,3%, para 2,892 bilhões de litros – o menor volume mensal desde julho de 2011. No ano, a retração acumulada é de 13,5%. A queda das vendas do derivado acompanha a perda de competitividade para o etanol, devido à valorização dos preços do barril do petróleo.
Enquanto a comercialização de gasolina cai, as vendas de etanol hidratado cresceram 37,2% em setembro e acumulam uma alta expressiva de 41,3% em 2018.
O outro destaque positivo do mês foi o consumo de querosene de aviação, que cresceu 8,8% no mês retrasado e 7,5% no ano.
Os dados da ANP mostram, ainda, uma queda de 3,2% nas vendas de gás liquefeito de petróleo (GLP) em setembro. No ano, o derivado, em sua maior parte voltado para o segmento residencial, acumula uma queda de 1,2%.
As vendas de óleo combustível, com queda de 28,4% em setembro e de 24,7% no ano, também estão em baixa.
Fonte: Valor Online
Related Posts
Petrobras reitera que evita repasse da volatilidade externa a preços internos de combustíveis
Diante da disparada do preço do petróleo no mercado internacional, ultrapassando os US$ 80 o barril, a Petrobras afirma que evita o repasse da volatilidade externa para os preços internos, conferindo assim...
Etanol/ANP: preço cai em 14 Estados e no DF, sobe em 8 e fica estável em 3; Acre não teve cotação
Os preços médios do etanol hidratado caíram em 14 Estados e no Distrito Federal (DF), subiram em 8 e ficaram estáveis em 3 nesta semana. No Acre não houve cotação. Os dados são da ANP. Nos postos...