A estatal chinesa CNPC substituiu a francesa Total no projeto multibilionário iraniano de gás em South Pars, afirmou o ministro iraniano do Petróleo, Bijan Zanganeh, segundo a agência de notícias ICANA, neste domingo.
“A CNPC da China substituiu oficialmente a Total na 11ª fase de South Pars, mas ainda não iniciou as operações. As negociações precisam ser realizadas com a CNPC… sobre quando irá inicia-las”, disse Zanganeh à ICANA, sem dar mais detalhes.
A Total, que tinha participação de 50,1 por cento no projeto, e a CNPC não puderam ser contatadas imediatamente para comentar o assunto.
A companhia francesa disse em agosto que havia dito às autoridades iranianas que se retiraria do projeto de gás South Pars após o Irã falhar ao tentar obter uma isenção das sanções dos EUA.
Em maio, fontes da indústria disseram que a CNPC estava pronta para assumir a participação da Total no projeto.
O campo offshore, que o Irã chama de South Pars e o Qatar, de North Field, abriga as maiores reservas de gás natural do mundo já encontradas em um só lugar.
A CNPC já detém uma participação de 30 por cento no campo gigante, enquanto a PetroPars, subsidiária da National Iranian Oil Company, detém os 19,9 por cento restantes.
Fonte: Reuters
Related Posts
SCGÁS inicia fornecimento de gás natural para indústria catarinense em 2025
A SCGÁS interligou a primeira indústria de 2025 no dia 7 de janeiro. A operação foi realizada em uma empresa localizada no Sul de Santa Catarina, região de destaque na produção industrial do estado. A nova...
Brasil mantém alta reinjeção de gás natural nos poços de petróleo
A reinjeção de gás natural nos poços de petróleo do Brasil segue em níveis elevados. Segundo a ANP, as petroleiras que operam no país devolveram 85,1 milhões de m³/dia de gás em novembro, equivalente a 54%...