Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3970-1001/3970-1008

Petróleo fecha em alta, apesar de receios com desaceleração econômica

O petróleo fechou a sessão de quinta-feira (3) com ganhos significativos, apesar dos receios com a desaceleração da economia global desencadeados pelos sinais negativos da economia chinesa.

Os contratos do WTI para fevereiro fecharam em alta de 1,18%, a US$ 47,09 por barril na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex), enquanto os do Brent para março avançaram 1,89%, a US$ 55,95 por barril na ICE, em Londres.

Os ganhos de hoje apenas devolvem uma pequena parte das fortes perdas sofridas pelo petróleo no último trimestre de 2018, com o WTI fechando, hoje, quase 40% abaixo do pico alcançado no começo de outubro, com os investidores receosos em relação aos fundamentos da commodity.

Os analistas apontam que o petróleo pode receber algum alívio dos dados de estoques de petróleo nos Estados Unidos, que serão divulgados nesta sexta (4) pelo Departamento de Energia americano. O levantamento feito pelo “Wall Street Journal” aponta expectativa de queda de 2,5 milhões de barris nos estoques de petróleo para a semana terminada em 28 de dezembro.

Ainda assim, as perspectivas para o crescimento econômico global seguem negativas para o petróleo. Na quarta (2), o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial chinês ficou abaixo da marca de 50 pontos em dezembro, indicando uma reversão para terreno de contração da atividade industrial do país.

 

Fonte: Valor Online

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Você deve ser logado postar um comentário.