O governador Carlos Massa Ratinho Junior conheceu nesta quarta-feira (12), em Foz do Iguaçu, o projeto de uso de biogás para abastecimento da frota de carros da Itaipu Binacional. A planta, inaugurada em junho de 2017, é uma parceria entre a hidrelétrica, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), e o Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás), associação que reúne 27 instituições que desenvolvem e apoiam projetos relacionados às energias renováveis.
O governador avalia que a proposta do uso de biogás como combustível pode ser incorporada pelos órgãos da administração e pediu estudos da Sanepar e Compagas para oferecer aos paranaenses modelos mais sustentáveis de consumo, principalmente em cidades menores. O Paraná é o único Estado a ter um centro dedicado a essa pesquisa de arranjos e soluções, e tem diversidade de plantas com resíduos de cana, suínos, aves, cadeia do boi, fecularias e esgoto.
Ratinho Junior disse que a transformação pode atender o transporte público de algumas cidades. O intuito, a médio e longo prazos, é baratear a passagem e os sistemas municipais. De acordo com a CIBiogás, enquanto a equação do combustível etanol sai R$ 0,40 por quilômetro rodado, com biometano esse valor cai para R$ 0,24. O Estado também tem potencial para ser um grande indutor de tecnologia nessa indústria de transformação, capaz de gerar empregos em larga escala.
Fonte: Agência de Notícias do Paraná
Related Posts
Paraná conta com cerca de 36 mil veículos movidos a Gás Natural Veicular
Atualmente, cerca de 36 mil veículos leves já utilizam gás natural veicular (GNV) no Paraná. O GNV se mantém como uma opção vantajosa para os paranaenses que percorrem grandes distâncias diariamente. Isso...
Brasil encerra 2025 com 1,8 mil usinas de biogás, aponta entidade
O Brasil totalizou 1.803 usinas de biogás cadastradas, com produção acumulada próxima de 5 bilhões de m³, em 2025, ou 13,6 milhões de m³ por dia. O crescimento no número de plantas foi de 5% em relação a...

