Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3995-4325

Petróleo encerra sessão de sexta em alta, mas tem forte recuo semanal

Os contratos futuros do petróleo encerraram a sessão de sexta-feira (19) em alta, mas acumularam perdas expressivas na semana. A referência global (Brent) teve o pior desempenho semanal de 2019, enquanto a referência americana (WTI) apresentou sua segunda maior queda no ano.

Os contratos futuros do Brent para setembro encerraram a sessão em alta de 0,87%, aos US$ 62,47, na ICE, em Londres, enquanto os preços do West Texas Intermediate (WTI) para o mês de agosto fecharam o dia em alta de 0,59%, negociados a US$ 55,63 o barril, na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex). No acumulado semanal, no entanto, o Brent encerrou a semana em queda de aproximadamente 6,50%, enquanto os contratos do WTI cederam 7,80%.

Na sessão de sexta (19), o petróleo apresentou recuperação, após notícias de que um petroleiro do Reino Unido foi apreendido pela Guarda Revolucionária Iraniana, no Estreito de Ormuz. Segundo a TV estatal do país do Oriente Médio, o navio não estava seguindo as regras internacionais de navegação.

O episódio aumenta ainda mais a tensão entre o Irã e as potências ocidentais, elevando preocupações sobre a oferta de petróleo em uma das principais regiões produtoras da commodity no mundo.

No entanto, na semana, o temor de redução global da demanda pelo petróleo pressionou os preços. “O mercado viu uma tendência insana de queda no petróleo nesta semana”, disse James Hatzigiannis, associado sênior de commodities do Long Leaf Trading Group. “Eu acho que é um pouco exagerado e devemos ver os preços se recuperando na próxima semana, especialmente se houver algum progresso nas negociações comerciais entre Estados Unidos e China, ou qualquer escalada de tensão entre os EUA e o Irã”, afirmou.

 

Fonte: Valor Online

Related Posts