A PBGás conectou, esta semana, a nova estação de abastecimento de gás natural canalizado no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, localizado em Santa Rita. Maior unidade de saúde pública de alta complexidade em cardiologia e neurologia no Norte-Nordeste, o Metropolitano é o primeiro hospital da Paraíba interligado ao gás canalizado.
A estação distribui o gás canalizado para funcionamento do restaurante e o aquecimento de água em todo o hospital, interligado ao sistema de energia solar. A PBGás investiu R$ 150 mil para ampliação da estação que possibilitará o fornecimento de gás ininterruptamente para o restaurante. Já está em estudo ampliar o uso do gás natural para outros setores da unidade hospitalar.
De acordo com a presidente da PBGás, Tatiana Domiciano, desde a inauguração do hospital, em abril de 2018 pelo Governo da Paraíba, o gás natural vem sendo fornecido por meio de uma estação de menor porte para cocção do restaurante e aquecimento de água, mas agora com o novo equipamento terá uma capacidade maior para o fornecimento de gás também para a lavanderia, funcionamento dos secadores de roupa e até para a geração de energia.
O gerente de mercado residencial e comercial da PBGás, Marco Antônio Coutinho, destacou a importância de um hospital de alta complexidade ter a garantia de gás por 24 horas todos os dias do ano sem interrupções. “A nova estação irá regular a pressão para garantir a vazão necessária para o amplo fornecimento de gás para o hospital que funciona todos os dias do ano. Os gestores do hospital também já iniciaram estudos para o fornecimento do gás para a lavanderia e para a geração de energia”, explicou.
Fonte: PBGás / Comunicação
Related Posts
Cabedelo: João Azevêdo entrega gasoduto e prepara município para desenvolvimento sustentável
O governador João Azevêdo entregou, na manhã desta terça-feira (8), as obras do gasoduto de Cabedelo, nas quais foram investidos mais de R$ 9,5 milhões. O projeto abrangeu a construção de 20 km de rede dos...
PBGÁS empossa novos membros da Cipa 2025/2026
Os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da PBGÁS tomaram posse no dia 17 de fevereiro em reunião na sede da companhia. Os diretores da PBGÁS Jailson Galvão (presidente), Fábio Mariz...