A ANP aprovou o aumento da mistura de biodiesel no diesel de 10% para 11% a partir de 1º de setembro, após novos testes garantirem segurança para um gradual aumento do teor do biocombustível no combustível fóssil.
Com a medida, a ANP também anunciou alterações no edital do 68º leilão de biodiesel, adiando sua realização para 12 de agosto, para que o certame possa contratar volume suficiente para atender ao chamado B11.
Atualmente, cerca de 80% do biodiesel no Brasil é produzido a partir do óleo de soja. Segundo a Ubrabio, o aumento da mistura eleva a demanda pela oleaginosa em cerca de 200 mil toneladas ao mês.
O aumento da mistura ocorre com atraso neste ano após testes pela indústria automotiva apontaram anteriormente algumas inconformidades com uma mistura maior, de 15%.
O CNPE aprovou em outubro do ano passado um cronograma que previa entrada em vigor do B11 em junho deste ano, elevando-se a mistura gradativamente até o B15 em 2023.
“A ANP aprovou hoje despacho que fixa o percentual de adição de até 15%, em volume, de biodiesel ao óleo diesel vendido ao consumidor final, devendo o percentual mínimo obedecer ao cronograma previsto na Resolução CNPE nº 16, de 2018”, disse a autarquia.
Segundo nota da ANP, novos testes mostraram-se satisfatórios, permitindo a utilização de biodiesel B15 em motores a partir de resultados de estudos realizados pelo Instituto Nacional de Tecnologia.
Fonte: Reuters
Related Posts
Abicom: Petrobras poderia reduzir gasolina em R$ 0,28 por litro e elevar diesel em R$ 0,10/l
A queda do preço do petróleo por conta do cessar-fogo em Gaza, na última sexta (10), voltou a colocar o preço da gasolina no Brasil 10% acima da PPI, apesar da redução de preços feita pela Refinaria de...
Gás Verde e Cedro lançam projeto piloto para substituir diesel por gás na logística de mineração
A Cedro Mineração fechou um acordo com a Gás Verde para uso de GNV num projeto piloto de descarbonização de sua frota de caminhões. O período de testes acontecerá durante este mês. A mineradora utilizará...

