Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3995-4325

Petróleo fecha sessão em alta, mas acumula perdas na semana

Os preços do petróleo estenderam, na sexta-feira (9), a recuperação iniciada na quinta (8), com o contrato do WTI para setembro subindo 3,73%, a US$ 54,50 por barril na Bolsa de Mercadorias de Nova York. Já o Brent para outubro avançou 2,00%, a US$ 58,53 na ICE, em Londres. A commodity recebeu sustentação hoje pela expectativa de que a Arábia Saudita reduza as exportações no próximo mês para estabilizar os mercados.

Apesar dos ganhos na sessão, ambas as referências do petróleo acumularam perdas significativas na semana, de 1,20% para o WTI e 4,30% para o Brent.

Os preços têm sido prejudicados, nas últimas sessões, pelo acirramento da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, que eleva os temores em torno da desaceleração econômica global e levanta receios de que a demanda por petróleo do país asiático – o maior importador líquido da commodity – recue.

Além disso, uma alta inesperada dos estoques de petróleo nos EUA, reportada pelo Departamento de Energia (DoE) na quarta-feira (7), derrubou os preços em mais de 4,5% no dia, com os investidores receosos com os fundamentos da commodity.

Mais cedo, a Agência Internacional de Energia (AIE) reduziu as previsões para o crescimento da demanda global pela terceira vez em quatro meses, agora a 1,1 milhão de barris por dia, contra 1,2 milhões da previsão de expansão feita anteriormente. A demanda no período entre janeiro e maio foi a mais fraca desde 2008. Apesar do dado ser negativo para os preços, ele não foi suficiente para reverter a recuperação.

 

Fonte: Valor Online

Related Posts