A Petrobras conseguiu autorização formal da Aneel para operar uma usina térmica a gás natural para autogeração na Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato, em Caraguatatuba (SP). A usina, com 95,2 MW de capacidade instalada, vinha sendo operada pela empresa desde 2011, de forma isolada, fora do SIN.
A UTE funciona com quatro turbinas de 23,8 MW, e conta ainda com uma unidade de contingência de 1,6 MW, que não faz parte da potência total instalada. A outorga terá prazo de 35 anos.
A UTGA Monteiro Lobato tem capacidade para processar 20 milhões de m3/d. A unidade recebe o gás de diversas plataformas ligadas à Plataforma de Mexilhão, a 140 Km da costa, para a produção de gás natural, GLP e de C5+ (parte líquida do gás).
Fonte: Brasil Energia
Related Posts
Eneva inicia operação de térmica a gás natural no Maranhão
A Eneva informa o início da operação comercial da usina térmica a gás natural de Parnaíba VI. O empreendimento faz parte do Complexo Parnaíba, localizado em Santo Antônio dos Lopes (MA). A unidade geradora...
BNDES aprova apoio financeiro de R$ 3,8 bi para construção de térmica no Pará
O BNDES informou apoio financeiro de R$ 3,8 bilhões para a Portocem Geração de Energia S.A., uma sociedade de propósito específico (SPE). Os recursos serão usados para implantação de usina termelétrica...