O consumo de energia elétrica no Brasil em agosto alcançou 38.613 gigawatts-hora (GWh), uma queda de 0,8% ante igual período do ano anterior, de acordo com dados divulgados pela EPE. No acumulado do ano até agosto, o consumo (319.039 GWh) cresceu 1,1%, em relação a igual período de 2018. A variação é a mesma (1,1%) na comparação dos últimos 12 meses terminados em agosto com igual período anterior, totalizando 478.392 GWh.
O desempenho no consumo foi influenciado negativamente pelo segmento industrial, que registrou queda de 3,4% em agosto, ante igual período do ano passado, para 14.119 GWh. As maiores quedas de consumo foram observadas nos setores químico (-273 GWh ou -16,7%) e de extração de minerais metálicos (-95 GWh ou -9%).
Com relação ao segmento residencial, o consumo em agosto deste ano alcançou 10.988 GWh. O volume foi 1,7% superior ao observado em igual mês do ano passado. Na resenha mensal do consumo de energia de agosto, a EPE lembra que, por um lado, o nível de endividamento das famílias subiu. Por outro, o mercado de trabalho vem apresentando uma recuperação gradual, com pequena redução da taxa de desocupação.
No setor de comércio e serviços, o consumo em agosto, de 6.955 GWh, cresceu 0,9% em comparação com igual período de 2018. Segundo a EPE, o desempenho positivo pode ser explicado, em parte, pelo aumento das vendas no comércio varejista (PMC/IBGE) de 4,3% em julho, ante igual período do ano passado.
Fonte: Valor Online
Related Posts
EPE: Com temperatura mais elevada, consumo de energia sobe 3,7% em outubro; indústria cresce 4%
Temperaturas acima da média e tempo mais seco impulsionaram o consumo de energia elétrica das residências e do comércio em outubro. A demanda das indústrias também segue em ritmo acelerado. Com isso, o...
CCEE: consumo de energia elétrica do País tem alta anual de 2,1% em outubro
O consumo de energia elétrica do Brasil alcançou 71.613 MWmed em outubro, montante que representa uma alta de 2,1% ante o mesmo mês de 2023. Segundo a instituição, quase 60% do total foi direcionado para os...