Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3970-1001/3970-1008

Bahiagás realiza encontro com comunidades de Simões Filho

As comunidades de Nova Esperança e da Ceasa (CIA) participaram, no último sábado (5), na Escola Arx Tourinho (Simões Filho), do encontro do Núcleo de Defesa Comunitária (Nudec), realizado periodicamente pela Bahiagás com a população que vive nas proximidades dos gasodutos. O objetivo da reunião é orientar os participantes sobre os aspectos de segurança relacionados aos dutos, além de abordar outros assuntos relevantes para a vida nas comunidades.

O encontro foi iniciado com a apresentação da engenheira ambiental da Companhia, Isabella Brito, que falou sobre a Bahiagás, o gás natural e suas características. Em seguida, ela destacou todos os cuidados de segurança que envolvem o produto, explicando as maneiras corretas de proceder na região do gasoduto e os possíveis riscos.

Logo depois, as comunidades foram divididas em duas equipes para uma dinâmica sobre percepção de riscos. Cada grupo apresentou os variados tipos de riscos a que estão submetidos nos seus respectivos bairros, as causas, as consequências e o que fazer para minimizá-los.

Após as apresentações, uma nova dinâmica foi proposta pela assistente social Jaqueline Carvalho. A ideia era que cada grupo listasse, de acordo com suas percepções, quais os objetivos do Nudec. Entre os itens apresentados estavam “adquirir conhecimento, promover ações e trabalhar em equipe em prol da comunidade”.

Para Queila Oliveira, moradora de Nova Esperança, e que participou do encontro pela primeira vez, foi muito proveitoso. “Achei ótimo! Faz com que cada um fique consciente sobre assuntos importantes para a comunidade. Agregou conhecimento e estimula a trabalharmos unidos”, comentou.

 “Achei importantíssima a presença da Bahiagás aqui para ela conhecer de perto as nossas demandas. Vejo esse encontro como um momento de empoderamento da comunidade”, destacou Osvaldo Santos, que participou de todos os encontros do Nudec que foram realizados na comunidade de Nova Esperança.

 

Fonte: Bahiagás / Comunicação

Notícias relacionadas