No ano de 2018 as companhias de distribuição de gás natural do Brasil iniciaram uma chamada pública coordenada em busca de propostas de suprimento de gás natural. A chamada é um movimento coordenado entre Distribuidoras Locais de Gás Canalizado (CDL) do Brasil com o objetivo de buscar as melhores condições de suprimento para o mercado atendido pelas Distribuidoras, diversificando o portfólio de aquisição de gás natural, e dando oportunidade a todos os agentes do mercado nacional e internacional de suprir gás natural para as distribuidoras.
Em Sergipe, a distribuição local de gás natural canalizado é realizada pela SERGAS que selecionou 3 proponentes para a próxima fase do processo da chamada pública de negociação de contratos de suprimento, são eles: Petrobras, Celse e Golar.
Segundo o Diretor Presidente da Sergipe Gás, Valmor Barbosa, a chamada pública coordenada é um dos meios com o qual as distribuidoras têm buscado reduzir os seus custos de aquisição do gás natural e consequentemente as tarifas finais praticadas ao consumidor, incentivando a entrada de novos supridores no mercado. A instalação de um terminal de regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) na Barra dos Coqueiros (SE) é um fator que facilita a entrada de novos supridores em território sergipano e pode possibilitar uma vantagem competitiva para o estado nestas negociações, atingindo os objetivos de modicidade tarifária e interiorização dos serviços.
Fonte: Faxaju (SE)
Related Posts
Petrobras e Ecopetrol descobrem maior bacia de gás da história da Colômbia
A Petrobras e a colombiana Ecopetrol registraram a maior descoberta de gás da história da Colômbia com a perfuração do poço Sirius-2, onde foram confirmados volumes de gás no local superiores a 6 trilhões...
Gás colombiano descoberto pela Petrobras não deve vir para o Brasil
Em mais uma descoberta na Margem Equatorial, a Petrobras informou, nesta quinta (05), que o gás colombiano não deve ser exportado para o Brasil. Segundo Sylvia Anjos, diretora de exploração e produção da...