Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3970-1001/3970-1008

Evento carioca foca o gás natural

Entre os dias 24 e 25 de outubro, a Abegás, realizou seu seminário para ressaltar a importância do uso do gás natural por ser um substituto perfeito para o diesel nas frotas do transporte coletivo urbano. De acordo com a entidade, países como Estados Unidos, Espanha e Colômbia têm experiências bem-sucedidas no uso desse combustível em veículos pesados. Na visão da Abegás, são alguns modelos que o Brasil deve ter como referência para elevar seus indicadores ambientais e reduzir a emissão de poluentes nocivos à saúde da população, principalmente nas grandes cidades.

O evento contou com a participação de especialistas no assunto, distribuidores do combustível e fabricantes de veículos e motores, com painéis que abordaram a necessidade da instituição de políticas públicas para o fomento do gás natural na matriz energética do transporte brasileiro. Se há tecnologias de última geração para movimentar os ônibus e caminhões no País, falta o estabelecimento de programas governamentais para impulsionar o maior uso desse elemento.

É notório que os atuais motores produzidos por algumas fabricantes aqui no Brasil já atendem à um rígido controle das emissões poluentes, sendo certificados com a norma Euro VI, a mais importante em termos de combustíveis fósseis. Outro detalhe é que esses mesmos propulsores podem ser movidos com o biometano, biocombustível renovável certificado pela ANP.

 

Fonte: Revista AutoBus

Notícias relacionadas