Entre os dias 24 e 25 de outubro, a Abegás, realizou seu seminário para ressaltar a importância do uso do gás natural por ser um substituto perfeito para o diesel nas frotas do transporte coletivo urbano. De acordo com a entidade, países como Estados Unidos, Espanha e Colômbia têm experiências bem-sucedidas no uso desse combustível em veículos pesados. Na visão da Abegás, são alguns modelos que o Brasil deve ter como referência para elevar seus indicadores ambientais e reduzir a emissão de poluentes nocivos à saúde da população, principalmente nas grandes cidades.
O evento contou com a participação de especialistas no assunto, distribuidores do combustível e fabricantes de veículos e motores, com painéis que abordaram a necessidade da instituição de políticas públicas para o fomento do gás natural na matriz energética do transporte brasileiro. Se há tecnologias de última geração para movimentar os ônibus e caminhões no País, falta o estabelecimento de programas governamentais para impulsionar o maior uso desse elemento.
É notório que os atuais motores produzidos por algumas fabricantes aqui no Brasil já atendem à um rígido controle das emissões poluentes, sendo certificados com a norma Euro VI, a mais importante em termos de combustíveis fósseis. Outro detalhe é que esses mesmos propulsores podem ser movidos com o biometano, biocombustível renovável certificado pela ANP.
Fonte: Revista AutoBus
Related Posts
Petrobras: nova plataforma de Búzios vai exportar entre 6 e 7 milhões de m³/dia de gás
A Petrobras espera que a nova plataforma P-91, em Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, tenha capacidade para exportar entre 6 milhões e 7 milhões de m³/dia para a costa, disse o gerente executivo de...
Por que gás natural não é alternativa sustentável
A Petrobras comemorou no início de outubro a primeira importação de gás natural da Argentina como um compromisso com o "desenvolvimento sustentável". No entanto, o uso deste tipo de combustível fóssil...

