Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3970-1001/3970-1008

Comgás entrega 12 equipamentos de cogeração em 2019

Neste ano, a Comgás irá entregar em São Paulo 12 equipamentos de micro cogeração CHP, 4 deles em condomínios residenciais, com 746 kw de capacidade instalada, suficiente para o consumo de 2.700 residências. A companhia já está desenvolvendo projetos que preveem um ponto para a instalação do equipamento e em 2020 iniciará o fornecimento a hotéis.

As informações foram dadas por Carolyne Scaldelai Freire e Jair Junior, da área corporativa da companhia, no Lab Técnico Comgás, realizado em 14 de novembro na reunião do CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade) do SindusCon-SP. O encontro foi conduzido pelo coordenador do CTQ, Renato Genioli, e pelo coordenador adjunto, Fabio Villas Bôas.

Jair Junior informou que o CHP aquece a água do empreendimento a até 95º, ao mesmo tempo em que gera eletricidade. Por ser qualificado pela Aneel, pode transmitir o excedente para a rede pública, reduzindo a conta de energia das unidades do empreendimento.

O representante da Comgás explicou que a empresa antevê uma diminuição das tarifas no futuro, quando o país será autossuficiente na extração do gás no âmbito do pré-sal. Segundo ele, nos últimos meses o custo tem aumentado para os consumidores devido a diversos fatores, como a elevação do dólar. E a Arsesp  (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) determinou que a companhia não represasse e repassasse estes custos ao consumidor.

 

Fonte: Sinduscon-SP

Notícias relacionadas