Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3995-4325

Bahiagás: Bairros próximos ao Gasoduto Feira de Santana participam do Nudec

Moradores residentes em áreas de vulnerabilidade no entorno do gasoduto do município de Feira de Santana se reuniram, no último sábado (30), para mais um encontro dos Núcleos de Defesa Comunitária (Nudec). O encontro aconteceu na Escola Municipal Professor Luciano Ribeiro dos Santos, no bairro Parque Lagoa Subaé, com a presença de líderes comunitários do bairro e das localidades Sítio Matias, Rua Sítio Novo, Rua ProBahia, Santa Mônica II, Borda da Mata, Bairro SIM e Centro.

O encontro foi iniciado com a apresentação da engenheira ambiental Isabella Brito (Gerência de Segurança), que falou sobre a Bahiagás, o gás natural e suas características. Em seguida, ela destacou todos os aspectos de segurança que envolvem o produto, explicando as maneiras corretas de se proceder em torno da região do gasoduto e os possíveis riscos.

“O levantamento das comunidades que participam do Nudec é realizado com base no estudo de risco, que é feito previamente pelo Plano de Contingência e Análise Preliminar de Perigo (APP) através de cálculos que definem a área de abrangência”, explicou a engenheira de segurança, Marileide Campos (Gerência de Segurança).

Após a apresentação teórica, os presentes participaram de uma atividade lúdica sobre percepção de riscos, onde as equipes encenaram uma peça sobre temas como os riscos dos locais onde vivem, segurança, saúde e infraestrutura.

Uma das participantes do Nudec, Cida Margarida, moradora da localidade Sitio Matias, destacou a importância do encontro. “Aqui nós tiramos todas as dúvidas, e recebemos um treinamento para qualquer emergência”, destacou. “É bom esse cuidado que a Bahiagás tem com a vizinhança, mostra que a empresa se importa com todos que vivem próximos ao gasoduto”, finalizou.

Fonte: Bahiagás / Comunicação

Notícias relacionadas