Desta vez, participou do evento as comunidades de Jardim Limoeiro, Novo Horizonte, Alto da Cruz, Gravatá, Ficam II, Mangueiral, Av. Radial, Fazenda Machadinho, Parque Serra Verde e Parque das Mangabas.
No encontro, que acontece periodicamente com o objetivo de informar as comunidades próximas dos gasodutos sobre os aspectos de segurança da rede de distribuição de gás natural, a engenheira ambiental da Bahiagás, Isabella Brito, falou sobre o Plano de Contingência da Companhia e como evitar acidentes envolvendo os gasodutos, entre outros assuntos.
Os participantes também foram convidados a apresentarem os aprendizados obtidos no encontro. Eles foram divididos em quatro equipes que deveriam fazer uma apresentação sobre um tema. Dois grupos falaram sobre prevenção e os outros dois sobre como agir na hora da emergência. Por meio de colagens, desenhos, pinturas e recortes, cada equipe, de forma criativa, apresentou seu ponto de vista sobre o assunto.
Para Antônio da Silva, que faz parte da liderança comunitária do Parque das Mangabas, a reunião do Nudec vem capacitando a comunidade para lidar com situações indesejadas. “São informações bastante úteis. Hoje, nos sentimos muito mais preparados para lidar com possíveis emergências nos dutos”, declarou.
“Quanto mais pessoas participarem, melhor para a comunidade. Porque será muito mais gente com informações importantes para a nossa segurança”, concluiu Fernanda Carvalho, moradora da comunidade de Novo Horizonte.
Fonte: Bahiagás / Comunicação