Mais de 1 mil unidades consumidoras do Amazonas já usam o gás natural canalizado. O marco foi alcançado no último dia 14 de fevereiro, quando a Cigás interligou à rede de distribuição o Residencial Príncipe de Gales, no bairro Adrianópolis, onde 96 unidades habitacionais foram atendidas. Até dezembro de 2020, a Cigás estima atender mais 894 unidades, totalizando 2.302.
Realidade desde 2018, a presença do gás natural em residências da capital amazonense está em ritmo acelerado de ampliação. Isso porque o gasoduto chegou a regiões de alta densidade habitacional, como é o caso dos bairros de Adrianópolis, Nossa Senhora das Graças e Parque Dez de Novembro. Com obras adiantadas, o Parque das Laranjeiras e a Ponta Negra serão os próximos beneficiados com o combustível.
Essas ampliações também beneficiaram o segmento comercial, que já contabiliza 237 unidades consumidoras atendidas, entre elas restaurantes, bares, hotéis, supermercados, lavanderias e academias. Quatro shoppings de Manaus contam com o gás natural nos restaurantes das praças de alimentação, além de outros serviços. Até janeiro, a rede contava com 132 quilômetros de extensão em Manaus.
De acordo com o diretor-presidente da Cigás, René Levy Aguiar, a estimativa é que 2020 seja um ano de mais rede de gás natural nas ruas e novos clientes interligados. “A Companhia projetou um investimento de mais de R$ 110 milhões em obras nos próximos quatro anos para ampliarmos em mais que o dobro a nossa rede e chegar a mais de 17 mil unidades consumidoras”, declarou.
Para os próximos quatro anos, a Companhia estima levar o gás natural para os bairros Chapada, Dom Pedro, Conjunto Mosaico, Centro, Conjunto Morada do Sol, avenidas Torquato Tapajós, Boulevard Álvaro Maia, Autaz Mirim, Rua dos Franceses, Max Teixeira e Residencial Eliza Miranda, no Distrito Industrial, além de ampliações em novas áreas dos bairros Parque Dez de Novembro e Distrito Industrial II.
Campanha GNV
A campanha “Faça a Conta. Use GNV!” chegou a 188 beneficiados em março e, somando com a fila de agendamentos, atingiu o número limite de benefícios, que é de 250 veículos, conforme regulamento da campanha. Nesta ação, o incentivo foi de R$ 4 mil para motoristas que calcularam, converteram e regularizaram os seus veículos para o uso do GNV, o combustível mais econômico do Amazonas.
Esta foi apenas a segunda campanha de incentivo ao GNV promovida pela Cigás, que já planeja novas ações voltadas a este segmento.
Fonte: Portal Manaus Alerta
Related Posts
Tarifa de gás cai até 4% no Rio, após Naturgy aderir à nova política de descontos da Petrobras
As tarifas de gás natural vão cair até 4% no Rio de Janeiro a partir de fevereiro. É o primeiro ajuste desde que as distribuidoras CEG e CEG Rio aderiram ao prêmio de incentivo à demanda previsto na nova...
Morgan Stanley eleva previsão de preço do gás natural dos EUA para 2025
O Morgan Stanley revisou sua previsão para os preços do gás natural nos Estados Unidos em 2025. Os analistas do banco atribuem essa mudança ao ciclo de expansão contínua do GNL e ao aumento da demanda por...