A Petrobras contratou mais duas cargas de gás liquefeito de petróleo (GLP) importado, para reforçar o suprimento do mercado. Além dos três navios que já descarregaram em Santos (SP), Rio de Janeiro e Ipojuca (PE), desde o último dia 30 de março, a estatal informou que comprou mais 62,9 mil toneladas de GLP, equivalentes a 4,8 milhões de botijões de 13 kg.
A quarta embarcação chegou em Ipojuca (PE) no dia 10 de abril e a quinta embarcação deixou a Argentina no sábado (11) e deve chegar em Paranaguá (PR) no dia 16.
A companhia reforçou, em comunicado, que não há risco de falta do produto nem qualquer necessidade de estocar botijões de GLP.
Com as duas novas cargas, a companhia já contratou o equivalente a 11,4 milhões de botijões P13 para o mercado. O volume total importado em abril é de 350 mil toneladas, equivalentes a 27,4 milhões de botijões de 13 kg.
A procura por GLP aumentou nas últimas semanas, ao contrário dos demais combustíveis como gasolina, diesel e querosene de aviação, que tiveram grande queda nas vendas. A estatal informou que, no caso do GLP, a queda da produção continuará a ser compensada pelas importações do produto.
A última redução no preço do GLP foi no dia 31 (-10%). O preço médio do GLP nas refinarias da Petrobras é equivalente a R$ 21,85 por botijão de 13 kg. No acumulado do ano, a redução é de cerca de 21%.
Fonte: Valor Online
Related Posts
Gasmig: Gás Natural e gás de cozinha (GLP): entenda as diferenças e descubra por que você deve optar pelo gás natural
Você sabia que a escolha do tipo de gás que você utiliza pode impactar diretamente não apenas seu bolso, mas também o meio ambiente? Com a crescente preocupação sobre questões energéticas e ambientais,...
Petrobras não atende demanda por GLP e oferta em leilões leva a picos de preços, afirmam distribuidoras
O Sindigás vem questionando a Petrobras quanto ao não atendimento de pedidos. Segundo a entidade, há ainda um agravante no atendimento ao mercado por meio de leilões, que levou a pico no preço do gás de...