A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) publicou resolução que regulamenta o serviço de distribuição de gás canalizado no estado. O objetivo da medida é deixar o mercado livre e dinamizar a área, reduzindo custos para grandes e pequenos consumidores e estimulando investimentos na área.
Com a norma, publicada no Diário Oficial do Estado, a distribuição do serviço passa a ser não apenas da Bahiagás, mas também de outras empresas, que receberiam a concessão das atividades relativas ao gás natural.
Ainda segundo a resolução, que institui o Serviço de Movimentação Gás Canalizado (SMGC) na Bahia, o controle e fiscalização da distribuição fica sob competência da Agerba.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, o SMGC vai baratear os custos do gás para o consumidor, já que aumentará a competitividade entre as empresas. A partir dessa regulamentação, a Bahiagás poderá utilizar a estrutura que possui para realizar o transporte do gás adquirido pelos consumidores.
Além de serem estabelecidas normas que visam a ampliação do uso do gás como produto energético e matéria prima, a expectativa é de que a resolução garanta a sustentabilidade da concessão existente para a exploração do serviço de distribuição de gás.
Fonte: A Tarde (BA)
Related Posts
Tarifa de gás cai até 4% no Rio, após Naturgy aderir à nova política de descontos da Petrobras
As tarifas de gás natural vão cair até 4% no Rio de Janeiro a partir de fevereiro. É o primeiro ajuste desde que as distribuidoras CEG e CEG Rio aderiram ao prêmio de incentivo à demanda previsto na nova...
Morgan Stanley eleva previsão de preço do gás natural dos EUA para 2025
O Morgan Stanley revisou sua previsão para os preços do gás natural nos Estados Unidos em 2025. Os analistas do banco atribuem essa mudança ao ciclo de expansão contínua do GNL e ao aumento da demanda por...