Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Consumo de energia tem queda anual de 3,4% em junho, aponta ONS

O consumo de energia elétrica no Brasil recuou 3,4% em junho, na comparação com igual mês de 2019, segundo o boletim mensal de carga do ONS. Frente a maio, por outro lado, houve um aumento de 2,5% na carga, o que sinaliza que o pior momento já passou.

Pelo terceiro mês consecutivo, todos os subsistemas registraram queda de consumo em junho, na comparação anual. O mais afetado continua sendo o Nordeste, com queda de 5,1%, seguido do Sudeste/Centro-Oeste (-3,9%), Norte (-1,7%) e Sul (-0,7%).

De acordo com o ONS, mesmo com o recuo verificado em junho, o consumo de energia deu sinais de “suave elevação”, devido principalmente à flexibilização das medidas de isolamento social e ao consequente aumento das atividades econômicas.

O operador destaca, no entanto, que a retomada ainda é modesta, com as empresas ainda operando em níveis abaixo da sua capacidade. A recuperação representa somente 60% do que foi perdido entre março e abril.

“De uma maneira geral, os resultados dos indicadores utilizados no processo de análise do comportamento da carga sugerem, embora ainda muito distantes dos níveis anteriores ao início da pandemia, que o pior momento tenha passado”, esclarece o boletim mensal.

O ONS citou, ainda, que o resultado da carga de junho foi influenciado pelo maior número de dias úteis quando comparado com maio.

No acumulado dos últimos 12 meses, o Sistema Interligado Nacional (SIN) registra uma queda de 2%, se comparado com igual período do ano anterior.

Fonte: Valor Online

Related Posts