Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3995-4325

ANP encaminhará a Estados manual de boas práticas regulatórias em gás natural

A ANP aprovou o novo manual de boas práticas regulatórias para o setor de gás natural, a ser encaminhado aos governos estaduais.

Elaborado no âmbito do Comitê de Monitoramento da Abertura de Gás Natural (CMGN), o manual contém um conjunto de sugestões, de forma a orientar e incentivar sua adoção para a regulação dos serviços locais de gás canalizado pelos Estados.

Durante reunião de colegiado, o diretor José Cesário Cecchi explicou que o documento é de cunho orientativo e não fere a competência dos Estados na elaboração de seus próprios marcos legais, em linha com a Nova Lei do Gás, aprovada na Câmara.

Entre outros pontos, o manual traz recomendações sobre os princípios regulatórios para o mercado livre e de transparência na metodologia de cálculo das tarifas dos serviços de distribuição.

O diretor Felipe Kury, por sua vez, destacou que o manual visa a trazer uma harmonização regulatória entre os Estados. “[O manual] se traduz numa estabilidade do ponto de vista de política e regulação que é importante, é mais um passo na direção da abertura do mercado”, afirmou.

O documento será submetido, antes, a consulta pública, por 45 dias.

Fonte: Valor Online

Related Posts