Mais econômico e limpo, o Gás Natural Veicular (GNV), é um importante vetor econômico para o segmento automotivo e já completa mais de dez anos de operação no Amazonas. Fruto da iniciativa do Governo do Estado em tornar o combustível disponível aos motoristas, a distribuição tem a Cigás como incentivadora da cadeia do produto no estado.
A história da utilização do GNV no Amazonas começou em 2008, onde ele era transportado em barcaças, duas vezes por mês, de Urucu até a capital, onde era fornecido em um posto de abastecimento. De 2010 até o momento, a Cigás tem investido em infraestrutura e incentivos para aumentar a disponibilidade do combustível a mais postos com fornecimento canalizado, visando atender todos os motoristas com o carro adaptado.
Alternativa econômica
Atuando como protagonista na cadeia produtiva, a Cigás realiza campanhas para promover o incentivo à conversão de veículos, tendo a mais recente, em 2019, oferecido R$ 4 mil para 250 motoristas que realizaram a adaptação do carro para rodar com o GNV. O combustível é um diferencial para qualquer perfil de consumo, principalmente aos profissionais do volante, como taxistas e motoristas de serviço de aplicativo. Com ele, é possível economizar à medida que se dirige mais, pelo menor preço e pela maior autonomia, pois roda-se mais com 1 m³ de GN do que com 1 litro de gasolina ou etanol.
Além disso, com o objetivo de tornar o GNV mais acessível a toda a população, a Cigás firmou contratos de fornecimento para atendimento de dois novos Postos, um localizado na Avenida Rodrigo Otávio, no Distrito Industrial, e o outro na Avenida Coronel Teixeira, na Ponta Negra. Com as novas opções, esses condutores terão um total de cinco postos para utilizar o combustível, em diferentes pontos da cidade.
Incentivo ao mercado
As ações desenvolvidas de fomento à cadeia fazem parte da atuação do Governo do Estado, por meio da Cigás, para movimentar o mercado local. Atualmente, segundo dados de setembro do Denatran, a frota de Manaus conta com 2.338 carros convertidos para o uso de GNV. Com mais veículos adaptados em circulação, o diretor técnico-comercial da Companhia, Clovis Correia Junior, acredita na alta do consumo e projeta um número crescente de pontos de abastecimento na cidade.
“A Cigás promove campanhas de incentivo com a estratégia de promover aumento da demanda pelo GNV e, assim, possibilitar que empresários acreditem no mercado e invistam na abertura de novos postos, criando um ciclo virtuoso e, consequentemente, o aquecimento desse mercado”, complementou.
Fonte: Cigás / Comunicação
Related Posts
Cigás inicia nova frente de obra na avenida Autaz Mirim
A fim de acelerar as obras da rede de distribuição de gás natural (RDGN), a Cigás deu início à nova frente de trabalho na avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus. Para reduzir o...
Cigás dá início às atividades do Programa Redes de 2025 com alunos da Fametro
Acadêmicos do Centro Universitário Fametro foram os primeiros, em 2025, a participar das atividades do Programa Redes, promovido pela Cigás. A iniciativa tem como objetivo disseminar a cultura do gás...