A Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina emitiu parecer favorável, e a governadora Daniela Reinerh vai assinar, nesta quinta-feira (26), a autorização para a instalação de Terminal Gás Sul (TGS), de gás liquefeito, na região do Sumidouro, na baía da Babitonga, em São Francisco do Sul. O investimento do grupo norueguês Golar Power soma R$ 400 milhões e vai elevar a capacidade de abastecimento de gás natural para as empresas catarinenses.
Atualmente, a SCGás é a única fornecedora de gás natural no Estado e está com capacidade de atendimento próximo do limite. A construção do terminal vai possibilitar a criação de aproximadamente 2 mil empregos. A entrada em operação vai gerar mais R$ 320 milhões por ano, em ICMS, para o governo estadual.
As tratativas para a instalação do terminal começaram em 2018 , após a Golar ter obtido o registro de instalação na Antaq, e concordância da Secretaria Nacional de Portos.
Em março de 2019, o Instituto de Meio Ambiente (IMA) concedeu a licença ambiental prévia para a implantação do empreendimento; em setembro de 2020 o governo estadual reuniu representantes de várias secretarias e órgãos envolvidos, e especialistas no setor de energia e gás, para acompanhar o processo final de licença do IMA para o terminal.
A assinatura da governadora concede a licença para a implantação do empreendimento.
Fonte: NSC Total (SC) / blog do Loetz
Related Posts
Queda do barril pode ajudar negociações para destravar importação de gás da Argentina
A queda no preço do barril de petróleo pode criar uma oportunidade para negociar aspectos que dificultam o comércio de gás natural entre Brasil e Argentina e, assim, dar condições mais vantajosas para a...
Shell reduz projeções de produção de gás após manutenção não planejada atingir volumes
A Shell, gigante de energia sediada em Londres, reduziu sua estimativa de produção de gás para o primeiro trimestre, após os volumes terem sido afetados por uma manutenção não planejada na Austrália e...