O consumo de gás natural no Brasil em setembro foi de 52,19 milhões de m³/d, 29,2% abaixo do mesmo mês em 2019, de acordo com os dados da Abegás. A queda ainda reflete os impactos da pandemia de covid-19 no setor.
Em relação ao mês de agosto, o volume permaneceu estável. “A alta tímida da indústria e do segmento automotivo sinaliza que a recuperação da atividade tende a ser mais gradual, descontadas as sazonalidades”, explica o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon.
Por setor
Durante setembro, houve queda de 55,1% na demanda de gás para geração termelétrica e retração de 25,6% no consumo do setor automotivo, na comparação anual. Além disso, a demanda industrial caiu 5% em relação a setembro de 2019.
Em relação a agosto deste ano, o consumo para geração termelétrica teve queda de 3,29%. Por outro lado, o setor automotivo avançou 0,82% e o consumo da indústria cresceu 0,46% na comparação mensal.
Ao todo, o Brasil tem 3,7 milhões de unidades consumidoras de gás natural.
Fonte: Valor Online
Related Posts
Integração estadual e depreciação de ativos de gás devem beneficiar cogeração, diz Cogen
O presidente executivo da Cogen, Newton Duarte, defende que as agências estaduais desenvolvam regulamentações que possibilitem uma integração maior entre as companhias distribuidoras de gás natural. Na...
Petrobras: produzir fertilizantes exigirá 30 mi de m³ de gás por dia
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que a produção de fertilizantes nitrogenados no Brasil exigiria um volume de 30 milhões de m³/dia de gás natural caso o país optasse por suprir toda a...