O consumo de gás natural no Brasil em setembro foi de 52,19 milhões de m³/d, 29,2% abaixo do mesmo mês em 2019, de acordo com os dados da Abegás. A queda ainda reflete os impactos da pandemia de covid-19 no setor.
Em relação ao mês de agosto, o volume permaneceu estável. “A alta tímida da indústria e do segmento automotivo sinaliza que a recuperação da atividade tende a ser mais gradual, descontadas as sazonalidades”, explica o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon.
Por setor
Durante setembro, houve queda de 55,1% na demanda de gás para geração termelétrica e retração de 25,6% no consumo do setor automotivo, na comparação anual. Além disso, a demanda industrial caiu 5% em relação a setembro de 2019.
Em relação a agosto deste ano, o consumo para geração termelétrica teve queda de 3,29%. Por outro lado, o setor automotivo avançou 0,82% e o consumo da indústria cresceu 0,46% na comparação mensal.
Ao todo, o Brasil tem 3,7 milhões de unidades consumidoras de gás natural.
Fonte: Valor Online
Related Posts
Petrobras retoma investimentos em fertilizantes e petroquímica, por ‘agregarem valor ao gás’, diz comando
A Petrobras está retomando investimentos em segmentos capazes de agregar valor ao gás natural, afirmou, nesta segunda-feira (22), o gerente de gás e energia da companhia, Álvaro Tupiassu. Segundo ele, os...
O dia em que o gás natural custou um centavo no Brasil
Os preços do gás natural no mercado spot entraram numa curva de alta no Brasil, desde meados de maio, em meio a cortes no lado da oferta. O estresse nos preços internos contrasta com a desvalorização...

