A Petrobras importará, em regime extraordinário, até 5,08 milhões de m3/dia de gás natural da Bolívia. Essa autorização valerá até 28 de fevereiro próximo. O “mercado potencial” definido na Portaria 481 é o termelétrico, ou seja, abastecimento usinas termelétricas (UTE).
Além daquele volume, o MME autorizou a estatal à importação adicional de até 1 milhão de m3/dia gás natural de uso do sistema de transportes (GUS). A Portaria 481, datada do 15/01, que autoriza as importações, foi assinada pelo ministro do MME, almirante Bento Albuquerque.
Em autorização anterior, expirada em 2020, a Petrobras poderia trazer até 10,8 milhões de m3/dia de gás natural da Bolívia. Havia também a possibilidade da importação de até 1 milhão de m3/dia de GUS.
O gás natural será bombeado pelo Gasbol.
A entrega e certificação das especificações do gás ocorrerão na estação de Corumbá (MS), na fronteira entre os dois países. O produto deverá atender normas da ANP ou “regulamentação superveniente”.
Petrobras importará 5 milhões m3 de gás natural da Bolívia (Mercado de GN no país)
De acordo com a Abegás, em 2019, houve crescimento de 0,9% no consumo médio diário de gás natural. Foi, portanto, de 64 milhões de m3/dia.
Mas, em 2020, em função da retração da economia por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Isso, portanto, provocou queda para 51,87 milhões de m3/dia, em julho. Todavia, em outubro, em função das usinas térmicas, saltou para 72,86 milhões de m3/dia. Ou seja, crescimento de 39,6% sobre setembro, conforme relatório da Abegás, de dezembro.
Fonte: Além do Fato / Portal Uai
Related Posts
SCGÁS: Criciúma e Tubarão receberão nova rede de gás natural até 2026
Os municípios de Criciúma e Tubarão, no sul catarinense, devem receber juntos, 29 km de novas redes de distribuição de gás natural até 2026, segundo projeção da SCGÁS. A Companhia prevê a implantação de 13...
Pluspetrol começa a enviar gás natural da Argentina para o Brasil
A Pluspetrol anunciou o seu primeiro teste de exportação de gás natural não-convencional de Vaca Muerta, na Argentina, para o Brasil. A operação foi viabilizada pela Gas Bridge, seu braço de comercialização...