Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Funcap e Cegás lançam edital com investimento de R$ 600 mil em inovação

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), em parceria com a Cegás, lança, nesta quarta-feira (24) edital destinado a incentivar projetos de inovação que ajudem a melhorar o serviço de fornecimento de gás natural no Estado. A previsão de contratação das propostas aprovadas é em junho próximo.

O investimento total, de R$ 600 mil, será distribuído em propostas ligadas às seguintes áreas: Sistema de cadastro e navegação; Monitoramento da dispersão de biometano na rede de distribuição; Otimização do processo de leitura do consumo de clientes; Estudo energético da injeção de hidrogênio nas redes de gás canalizado.

Podem participar do edital empresas e pesquisadores – estes últimos devem ser vinculados a Instituições de Ensino Superior (IES) ou Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT). O financiamento aos projetos será através da modalidade subvenção econômica (recursos não reembolsáveis).

Os aprovados poderão usar os valores para despesas de custeio (material de consumo, salários, encargos, bolsas, serviços de terceiros, passagens, diárias, conservação e adaptação de imóveis) e despesas de capital (equipamentos). Um dos principais objetivos do edital é que as pesquisas ajudem a construir competências científicas e de inovação, além de incentivar alianças estratégicas para o desenvolvimento, promover disseminação de conhecimento e gerar resultados que tenham potencial para aplicações no mercado.

Fonte: Portal do Governo do Estado do Ceará

Related Posts