Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Gasolina cara fez etanol subir em todos os Estados na semana passada

Com a franca escalada dos preços da gasolina nos postos, que vem apertando os orçamentos das famílias, seu substituto imediato, o etanol hidratado, também está encontrando espaço para uma forte alta no mercado doméstico. Na semana passada, o biocombustível subiu em todos os Estados — sem exceção.

Os dados são do levantamento da ANP realizado entre 21 e 27 de fevereiro. No período, o etanol chegou a subir 12% nos postos de Minas Gerais em apenas uma semana.

No Estado de São Paulo, que responde por cerca de metade do consumo de combustíveis do país, o preço do etanol subiu 8,5% em apenas uma semana, encerrando fevereiro com em média a R$ 3,496 o litro. Em relação à gasolina, o preço ficou um pouco acima da paridade, em 71,9%.

O etanol só preservou sua competitividade técnica ante a gasolina em Goiás e Mato Grosso, onde, mesmo com altas de 4,63% e 1,1%, respectivamente, o biocombustível ficou abaixo de 70% do valor da gasolina na semana.

Apesar da perda de competitividade técnica em outros mercados ao longo da semana, dados preliminares que circulam no mercado indicam que, em fevereiro, até a semana do Carnaval, os motoristas reduziram o consumo de gasolina e migraram para o etanol hidratado.

Na avaliação de Martino Ono, diretor da SCA Trading, a migração pode ocorrer não só quanto o biocombustível está competitivo, mas também quando a diferença nominal entre o litro da gasolina e do etanol aumenta muito, como foi o caso da semana passada.

Conforme os dados da ANP, o litro da gasolina ficou mais de R$ 1 mais caro do que o do etanol em 21 Estados e no Distrito Federal, o que raramente acontece no mercado.

 

Fonte: Valor Investe

Related Posts