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Um ano de covid no Rio Grande do Norte: confira as ações do governo e da Potigás

Em 12 de março de 2020, as equipes técnicas da Saúde estadual informavam a chegada do novo Coronavírus em território potiguar. Naquele dia, os dados acendiam a luz amarela: davam conta de que havia um caso confirmado e 17 suspeitos. Passado um ano, o número de mortes no Rio Grande do Norte é de 3.829, com 178,5 mil casos confirmados (em 11.03.21) e as luzes vermelhas tiveram de ser ligadas em vários momentos, como o de agora, em todo o Brasil.

E, na contramão de todo o negacionismo e tendo como prioridade poupar as vidas do povo do Rio Grande do Norte, o governo da professora Fátima Bezerra começou um trabalho incessante – já no final de fevereiro de 2020 , antes mesmo da chegada do vírus – no qual, desde então, prevalece o diálogo com os demais Poderes, prefeitos e prefeitas; com a iniciativa privada; bem como fez Termos de Ajustamento de Conduta com os Ministérios Público Estadual e Federal; criou um Comitê Científico da SESAP; se articulou com os demais governadores do Nordeste, por meio do Fórum de Governadores; pleiteou junto ao Ministério da Saúde e outros setores do Governo Federal mais recursos, para ampliação de leitos clínicos e críticos exclusivos para o tratamento da Covid-19 e vem insistindo, sistematicamente, para a aquisição em tempo hábil das vacinas; fez contratação de pessoal; pagou extra para os profissionais de saúde que estão na linha de frente; comprou insumos e equipamentos; fortaleceu a articulação entre Estado e Municípios, tendo como linha de frente o Pacto pela Vida e todas as forças de segurança do Estado; construiu uma rede de apoio aos mais necessitados, com distribuição maciça de máscaras, bem como de cestas básicas, assim como também abriu diversas linhas de crédito para apoiar os pequenos e médios empreendedores.

Garantia do fornecimento de gás e apoio ao turismo, indústria e comércio

Durante a pandemia, a Potigás manteve suas operações para garantir o fornecimento, sem interrupções, de gás natural canalizado para todos os usuários, incluindo hospitais, postos de combustíveis, condomínios e indústrias.

Em meio à crise, a companhia teve seu volume diário de gás reduzido em mais de 50% e crescimento no índice de inadimplência. Mesmo com as dificuldades, foi feita uma articulação para facilitar o pagamento dos clientes que estavam com as faturas de gás natural atrasadas, parcelando o débito dos grupos do segmento industrial e comercial.

Ainda em benefício aos clientes comerciais e com o intuito de movimentar a economia potiguar e aquecer as vendas, foi realizado o Circuito Gourmet Potigás, que contemplou restaurantes que atendiam nos sistemas de delivery ou “take away. Pratos da gastronomia regional foram desenvolvidos exclusivamente para o circuito e oferecidos aos clientes com preços promocionais. Uma ação de ampla divulgação e incentivo ao consumo no comércio local.

DOAÇÃO DE ALIMENTOS E KITS DE LIMPEZA

Tendo em vista o seu compromisso social com os potiguares, a Companhia realizou a doação de 450 cestas básicas e 460 kits de limpeza e higiene pessoal entregues na central de distribuição coordenada pela Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), e encaminhada às famílias em situação de vulnerabilidade social do interior do Estado.

 

Fonte: Potigás / Comunicação

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