Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

SCGÁS: Suprimento de gás natural em Santa Catarina é tema de reunião coma FIESC

Representantes da SCGÁS se reuniram com a FIESC para apresentar as duas Chamadas Públicas para aquisição de Gás Natural que estão em curso neste primeiro semestre do ano. No encontro, também foi discutida a importância desses chamamentos para garantir o abastecimento futuro às indústrias catarinenses, devido aos desafios relacionados com a operação do gasoduto de transporte que atende à região Sul do país.

Atualmente, mais de 315 indústrias catarinenses consomem Gás Natural, que representam, juntas, mais de 50% PIB do setor. A Chamada Pública incremental, lançada em outubro, está em processo de assinatura de contrato e deve introduzir um imediatismo no suprimento catarinense, com a operação por um novo modal de abastecimento. Essa aquisição, quando encerrada, contribuirá com a segurança operacional do sistema de abastecimento da região Sul catarinense, que vem registrando sucessivos aumentos no consumo.

Além disso, no início de março a SCGÁS lançou, junto com outras quatro distribuidoras do Centro-Sul do país, uma Chamada Pública Coordenada para receber propostas de suprimento. Até 2024, o volume de contratação projetado desta chamada pode ultrapassar a marca de seis milhões de m³/dia.

“Com esses chamamentos, buscamos novos supridores para ofertar mais competitividade ao mercado e ampliar o volume de abastecimento aos consumidores catarinenses. Superando, assim, dois desafios encontrados no mercado de Gás Natural atualmente. Considerando também nossas metas ousadas de ampliação do número de clientes nos próximos cinco anos e o atendimento ao aumento da capacidade produtiva das indústrias já abastecidas”, afirma Willian Anderson Lehmkuhl, presidente da distribuidora estadual.

Fonte: SCGÁS / Comunicação

Related Posts