Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

MSGÁS: No tom do futuro: jovens carentes têm aula de música e artes na periferia da Capital

Com incentivo da MSGÁS, instituição organiza sua sonhada orquestra de cordas

Quem tem o ouvido mais atento pode escutar diversos acordes musicais se espalhando ao caminhar pelas ruas do Aero Rancho, em Campo Grande. São as crianças e adolescentes das Obras Sociais Francisco Thiesen, uma instituição que desde 1996 atua na periferia da cidade, realizando ações socioeducativas diárias para quem está na faixa etária dos 5 aos 16 anos.

O Thiesen oferece aulas de português, matemática, inglês, espanhol, informática, cidadania, Educação Física e preparação para o trabalho, atendendo mais de 400 crianças e adolescentes. No final de 2020, a instituição recebeu da MSGÁS um repasse de R$230.671,53 para implementar oficinas de música e artes do projeto Tekotee. Ele aconteceu pois, em uma ação inédita, a Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul realizou uma chamada pública de patrocínios para projetos de esporte e cultura do Estado, contemplando ainda a Fundesporte e a Companhia Dançurbana.

Desde então, as aulas de música e artes no Thiesen estão a todo vapor. Os assistidos estão aprendendo a tocar instrumentos como flauta, violão, violino, viola clássica, violoncelo, contrabaixo acústico e ainda tendo aulas de teoria musical, ballet, futsal e artes visuais. Em breve, eles participarão também de oficinas de Orquestração, Canto e Coral.

Para a vida – Segundo João Carlos Rosa, presidente do Conselho Diretor da entidade, esse repasse da MSGÁS de R$230.671,53, realizado no final de 2020, foi uma alavanca muito poderosa para as ações do Thiesen, no campo da assistência social e na prevenção à marginalização. “Já realizamos esse tipo de ação desde 1997, mas é a primeira vez que recebemos um recurso tão substancial quanto esse”, afirma.

Com essas oficinas, segundo ele, a ideia é preparar essas crianças e adolescentes para o futuro, para que elas inclusive possam ingressar no mercado de trabalho e até mesmo na carreira acadêmica, como musicistas e professores de música. Além disso, esse repasse possibilitou realizar um sonho antigo da instituição, o de ter uma Orquestra de cordas. Os alunos aprendem não apenas a tocar os instrumentos escolhidos por eles de maneira profissional, como também têm aulas de teoria musical, o que possibilita a cada um deles um aprendizado profundo.

As aulas no Thiesen acontecem de segunda a sexta, das 13h30 às 17 horas. São assistidos crianças e adolescentes carentes do Aero Rancho e região. Além das oficinas, os alunos recebem também duas refeições diárias e todos devem estar matriculados regularmente na rede pública de ensino.

Para o diretor-presidente da MSGÁS Rui Pires dos Santos, é uma grande realização para todos da companhia poder fomentar esse tipo de iniciativa, fomentando a cultura e a assistência social em diversas esferas. “Esse tipo de incentivo tem como principal aspiração cumprir o papel social da companhia em devolver à sociedade de Mato Grosso do Sul parte do valor agregado resultante dos negócios”, afirma.

Ele explica ainda que cada um desses valores já foi repassado para as entidades no dia 29 de dezembro de 2020, por se tratarem de recursos provenientes de incentivo fiscal via Imposto de Renda da própria Companhia. Eles foram selecionados por meio de chamada pública no site da MSGÁS e posteriormente uma banca de avaliação selecionou as propostas enviadas. Foram 17 propostas inscritas e destas, três se encaixavam nos critérios da seleção, todas elas contando com aprovação prévia do Governo Federal. O objetivo da seleção era contemplar projetos enquadrados na Lei de Incentivos Fiscais e na Lei de Incentivo ao Esporte. “Nós pretendemos trabalhar para que essa torne-se uma prática recorrente em nossas operações”, revela.

 

Fonte: MSGÁS / Comunicação – 10/05/21

Related Posts