Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Despachos térmicos ajudam a elevar consumo de gás no 1º tri

O consumo de gás natural na indústria cresceu 7,2% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado, informa o levantamento estatístico mensal da Abegás, realizado com as distribuidoras de todo o país, mostrando a entrega de 28,4 milhões de metros cúbicos por dia em média do insumo.

A performance do segmento industrial foi um dos principais fatores que elevaram a demanda em todo país, que utilizou 70,7 milhões de metros cúbicos por dia ante 62,9 milhões no ano anterior. Outra área que contabilizou para o resultado foi a geração elétrica, por meio de um despacho termelétrico 24% maior por conta da crise hídrica, chegando a 31,2 milhões de m³/dia.

Segundo o presidente da Abegás, Augusto Salomon, há mais de 3.500 indústrias ligadas à rede das concessionárias em 16 estados e o crescimento do consumo acaba funcionando como um indicador de atividade, ainda que abaixo da expectativa para esse ano por conta da segunda onda de covid. Ele destacou a crise hídrica histórica e afirmou que “a geração térmica a gás natural é a melhor alternativa para preservar e recuperar os reservatórios”.

Outros segmentos  A cogeração acompanhou o ritmo da recuperação industrial e registrou ligeira alta de 0,5% no consumo, atingindo 2,3 milhões de m³/dia. Em contrapartida o setor automotivo computou baixa de 5,1%, ficando com 5,4 milhões de m³/dia.

As atividades mais afetadas pela segunda onda da pandemia são as comerciais, que apresentaram queda de 19% na demanda em função das medidas de restrições ao funcionamento de bares e restaurantes. O segmento residencial permaneceu estável, variando 0,8% positivamente, com 1,137 milhão de m³ ao dia.

Na análise regional, todas as localidades apresentaram aumento, com o grande destaque ficando para o salto de 257,5% na geração elétrica no Sul, seguido pela alta de 190,4% no segmento residencial do Norte.

 

Fonte: Canal Energia

Related Posts