Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

MSGÁS: Gás Natural é solução viável e positiva para conservação do meio ambiente

Em tempos em que a preocupação com o meio ambiente é uma das grandes pautas do momento, o gás natural aparece como uma das soluções energéticas mais sustentáveis para o desenvolvimento do país. É o que lembra Rui Pires dos Santos, diretor-presidente da MSGÁS.

As vantagens ambientais são muitas, a principal é que o gás natural é considerado um combustível “limpo”, por ter baixa emissão de gases poluentes. Sua combustão não produz materiais particulados, como os óxidos de enxofre e de nitrogênio, dois dos grandes responsáveis por causar doenças respiratórias nas pessoas e que também atuam na formação da chuva ácida. Além disso, há a diminuição de até 50% na emissão de CO2. Sendo assim, o gás natural é uma opção ecologicamente viável para indústrias, pontos comerciais, residências e também em automóveis, que dependem da queima de um combustível para suas operações.

“Por ser um combustível ecológico e ter isso que chamamos de combustão limpa, ele melhora a qualidade do ar da região onde é utilizado. Sendo assim, pode ser uma opção inteligente para substituir formas de energias poluidoras como o carvão, a lenha e o óleo combustível, por exemplo, o que, inclusive, diminui até mesmo o desmatamento das florestas”, pontua Rui.

Outra vantagem do gás natural ao meio ambiente é que, graças a sua distribuição que é feita por uma rede de dutos, não há necessidade de tráfego de caminhões para abastecimento dos pontos industriais, comerciais, residenciais ou postos de combustíveis com botijões ou cilindros. Com menos veículos pesados como esses nas estradas e ruas, geralmente movidos a óleo diesel, a emissão de gases poluentes também é reduzida. Até a vida útil de alguns componentes automobilísticos e industriais aumentam com o consumo do gás, evitando, assim, descarte constante.

Compromisso  Além de trabalhar com uma opção ecológica de combustível, Rui Pires dos Santos reforça que um dos valores da MSGÁS é o respeito à natureza, por isso, implementa também dentro de suas operações programas que fomentam a conscientização e a tomada de atitudes ecologicamente corretas.

A companhia realiza constantemente campanhas internas de uso responsável dos recursos naturais como a redução no uso de descartáveis, a digitalização de processos e documentos para que se evite a impressão e desperdício de papéis e, ainda, fomenta o descarte correto do lixo gerado e outras medidas. “Incentivamos no dia a dia a realização de pequenas atitudes no dia a dia que, a longo prazo, podem ajudar o planeta”, afirma.

Ele acredita ainda que iniciativas como essas servem para que todos os stakeholders tenham uma visão sustentável dos ativos da MSGÁS, incentivando a criação da cultura de responsabilidade social junto aos funcionários e a sociedade. “O nosso dia a dia é sempre pensando no consumo equilibrado dos nossos insumos, sejam eles energia elétrica, papéis, água e o próprio gás natural”, finaliza.

Fonte: MSGÁS / Comunicação

Related Posts