A MTGás está realizando estudos de viabilidade econômica para a produção de biogás e biometano no Médio Norte do estado de Mato Grosso. A ideia é que os produtos sejam fabricados em empresas da região, para fornecimento às indústrias do entorno, o que contribuirá com a redução de custos desse tipo de matéria-prima, reaproveitamento de lixo orgânico e biomassa.
O termo de cooperação firmado entre a MT Gás, o governo de Mato Grosso, o Senai e as empresas Sanorte Saneamento Ambiental Ltda, de Sorriso, e Uiza, usina de etanol e açúcar, de Nova Olímpia, tem como finalidade gerar economia para indústrias instaladas na região, por meio da fabricação do produto no local ou mais próximo de onde será utilizado.
O aterro sanitário de Sorriso queima biogás há mais de dois anos, em 15 bocas de chaminés. A medida é necessária para não estufar e explodir o aterro. Desperdício de recursos que precisa ser corrigido, segundo o secretário de Desenvolvimento de Mato Grosso, César Miranda.
Confirmada a viabilidade de produção do biometano, será construída uma usina de biodigestores para o bagaço de cana em Nova Olímpia, que vai atender também aos municípios de Diamantino, Tangará da Serra, Barra do Bugres, Nova Marilândia e demais cidades da região.
No município de Nova Olímpia, o estudo irá identificar onde pode ser empregado o gás, a quantidade de demanda que há na região e qual o modelo de entrega mais eficaz para a MT Gás aplicar. Os levantamentos devem ser concluídos em até quatro meses.
Fonte: EnergiaHoje
Related Posts
Corredores verdes destravam o mercado de caminhões movidos a biometano
Os caminhões movidos a gás estão perdendo o caráter experimental que os caracterizavam nos idos de 2019, quando a Scania iniciou os primeiros testes. Com o avanço dos chamados corredores verdes (rotas com...
Knauf substitui parte do gás natural por biometano em fábrica de materiais de construção no Rio
A Knauf, fabricante de materiais de construção, vai substituir parte do seu consumo de gás natural por biometano na planta em Queimados (RJ), a partir deste mês. O biocombustível será fornecido pela Gás...

