O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, abriu uma nova frente com o setor privado ao anunciar que criará uma distribuidora de gás liquefeito de petróleo estatal – que se chamará Gas Bienestar – para competir com as empresas locais, que controlam o mercado, e forçar a redução do preço.
A decisão de López Obrador de constituir a estatal e definir um “preço máximo” para o produto gerou críticas de analistas e opositores que alertaram que isso poderia gerar consequências como as ocorridas na Venezuela onde políticas semelhantes acabaram causando escassez, acelerando a inflação e afastando o investimento privado.
Fonte: Valor Online / El Economista
Related Posts
Vitol recebe aval para importar gás da Bolívia e Argentina
A Vitol do Brasil recebeu autorização da ANP para importar até 4 milhões de m³/dia da Argentina e da Bolívia. O aval foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 28 e prevê a entrada via Corumbá...
Eneva está em fase de definir plano para monetizar gás de Juruá
A Eneva está em discussões para viabilizar a monetização dos 24 bilhões de m³ existentes no campo de Juruá, localizado na Bacia do Solimões. Segundo o CFO da companhia, Marcelo Habibe, é o primeiro passo é...

