Em entrevista ao programa “A Voz do Brasil”,o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, José Mauro Coelho, o Brasil ocupa atualmente a segunda posição no que se refere à produção de biodiesel no mundo e é o maior produtor de etanol vindo da cana de açúcar. Segundo ele, nossa matriz energética e de transporte é uma das mais limpas do mundo. Cerca de 25% do combustível que utilizamos é proveniente de fontes renováveis e a meta é de chegar a 2030 com uma participação de 30%. “Isso é único no mundo”. Um dos responsáveis por esse incremento será o programa Combustível do Futuro. Lançado em abril deste ano, ele tem como objetivo aumentar a participação de combustíveis renováveis e de baixo teor de emissões na nossa matriz e desenvolver tecnologias veiculares nacionais. “O Brasil avançou muito nos veículos Flex Fuel, na utilização dos biocombustíveis. Nesse período de transição energética temos de desenvolver ainda mais essa tecnologia veicular.” Outro objetivo é desenvolver novos biocombustíveis: “Estamos olhando pra frente e vendo novos combustíveis que possam ser inseridos na nossa matriz energética, na nossa matriz de transportes”, disse.
De acordo com Coelho, o mercado de biocombustíveis já é uma realidade no transporte de cargas com o uso do biodiesel. Outras opções são o diesel verde, que já vem sendo usado na Europa, o gás natural e o biometano. Segundo ele, a ideia é, por meio do meio do Combustível do Futuro, desenvolver opções para o setor aéreo e aquaviário. No caso da aviação, será utilizado o bioquerosene de aviação. O programa Combustível do Futuro também traz estímulos para que operadores de Petróleo e Gás Natural invistam em pesquisa e desenvolvimento.
Fonte: Ag. Brasil
Related Posts
Preços dos combustíveis mantêm tendência e têm nova queda nos postos, aponta ANP
Levantamento da ANP mostra que os preços dos principais combustíveis voltaram a cair nos postos entre 31 de maio e 6 de junho. O diesel S-10 recuou para R$ 7,12 por litro, enquanto o diesel comum caiu para...
Ministro de Minas e Energia propõe aumento de mistura de etanol na gasolina de 30% para 32%
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que o governo pretende elevar a mistura obrigatória de etanol na gasolina de 30% para 32%, medida que ainda será submetida à deliberação do CNPE...

