Motoristas que utilizam o gás natural veicular (GNV) em São Paulo chegam a economizar até 60% no gasto mensal com combustível para trabalhar. O gás tornou-se uma alternativa viável, sobretudo para quem roda mais de 2.000 quilômetros por mês.
Na bomba, o custo do GNV é de R$ 3,15, em média, por metro cúbico na cidade de São Paulo, de acordo com a ANP. O motorista que abastece R$ 30 em GNV, roda cerca de 140 quilômetros, já para percorrer a mesma distância com etanol ou gasolina, ele desembolsa R$ 82,60 e R$ 77,00, respectivamente.
“Por ter o melhor rendimento por quilômetro rodado, o gás natural veicular permite hoje uma economia média de mais de 60% para os motoristas, podendo gerar uma redução nos custos com combustível em torno de 1.000 reais para os profissionais que atuam no transporte de passageiros, por exemplo”, afirma Guilherme Santana, gerente de comércio e GNV da Comgás.
Além de ser mais econômico, são muitas as vantagens de se instalar o kit GNV. O combustível é menos poluente do que a gasolina e não pode ser adulterado nos postos.
Qualquer veículo a etanol ou gasolina pode ser convertido para GNV facilmente. O custo médio em São Paulo está em 4.500,00 reais e, para quem roda 3.000 quilômetros por mês, como taxistas e motoristas de aplicativo, esse investimento retorna em menos de quatro meses. Para conversão, basta escolher uma oficina homologada pelo Inmetro. O próprio site do instituto traz uma lista de instaladores registrados.
Fonte: Exame.com / Bússola
Related Posts
SCGÁS: Corredores Azuis impulsionam uso de GNV em veículos pesados nas rodovias federais em Santa Catarina
A região Sul de Santa Catarina se consolida como uma das mais estratégicas para o avanço da mobilidade sustentável no setor de cargas. Por meio do projeto Corredores Azuis, a SCGÁS implantou postos de...
Inmetro alerta: GNV fora das normas pode custar vidas
Gás Natural Veicular (GNV) oferece economia e benefícios ambientais, mas seu uso inadequado transforma o veículo em uma ameaça. A circulação de carros que não passaram pela inspeção técnica obrigatória...