Que tal um bom pretexto para visitar os melhores restaurantes da cidade, saborear novas receitas e ainda levar para casa, de presente, uma obra de arte assinada por alguns dos mais talentosos artistas alagoanos ou radicados em Alagoas? Este é o convite que a Algás, Distribuidora alagoana de gás natural, faz ao público a partir desta semana com o lançamento da 3ª edição do Arte no Prato, maior projeto artístico-gastronômico já realizado no Estado.
Em edição limitada, a nova coleção de pratos de porcelana vem dessa vez inspirada pelo tema “Energia para Superar” – uma análise acerca dos ensinamentos que tivemos com a pandemia do covid-19, reconhecendo também o esforço de recuperação de todo o segmento gastronômico, um dos mais afetados durante o período de isolamento. Além disso, o projeto realizou uma homenagem aos profissionais de saúde, que trabalharam na linha de frente da pandemia de covid-19.
Quinze restaurantes clientes da Algás e de diferentes especialidades foram convidados a criar receitas inéditas para esta edição do projeto, que serviram de inspiração para oito artistas visuais desenvolverem as ilustrações exclusivas reproduzidas nos pratos. O resultado pode ser conferido em delícias gastronômicas e visuais como o Peixe à Terra e Mar, do chef Jonatas Moreira, do Akuaba, ilustrado pela artista Myrna Maracajá; a Moqueca da Terrinha, do chef Vitor Generoso, do Divina Gula, ilustrada por Weber Bagetti, e o Sol das Alagoas, do chef Wanderson Medeiros, interpretado por Lula Nogueira, entre outros.
Para garantir um dos pratos, basta consumir nos restaurantes participantes a receita criada para o projeto a partir do dia 25/11, enquanto durarem os estoques. Profissionais da saúde devidamente identificados levarão ainda de presente um segundo prato, criado pelo artista visual Weber Bagetti especialmente para a homenagem.
Lançado em 2015, o Arte no Prato foi idealizado como um reconhecimento da Algás à cultura e à gastronomia alagoana, assim como aos estabelecimentos que fazem uso do gás natural em suas cozinhas, fonte de energia que garante não só mais economia, como também praticidade, segurança e conforto para estabelecimentos comerciais e residências.
Além da valorização da arte e da gastronomia, o projeto Arte no Prato possui também uma contrapartida social: ao aceitar o convite para participar do projeto, cada um dos restaurantes fez a doação de 10 cestas básicas que foram encaminhadas a instituições sociais de Maceió.
“Esta é mais uma das ações que integram as práticas cotidianas de sustentabilidade adotadas pela Companhia, que mantém como uma de suas principais políticas o selo ‘Adotei o Natural. Abracei o Social’”, explica José Ediberto de Omena, diretor presidente da Algás. “Estamos muito felizes por proporcionar aos alagoanos mais uma edição deste projeto pelo qual temos especial carinho, que este ano contou também com uma homenagem aos profissionais da saúde que atuaram na linha de frente contra a covid-19”, diz.
Fonte: Algás / Comunicação
Related Posts
IEL e Algás realizam pesquisa de mercado porta a porta em Maceió
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Algás deram início a uma pesquisa de mercado visando identificar e coletar informações de empreendimentos que não são clientes da fornecedora de gás natural. O objetivo é...
Doação de alimentos do Alagoas Sem Fome garante segurança alimentar de crianças no bairro Santa Lúcia
O Governo de Alagoas realizou mais uma grande doação de alimentos não-perecíveis por meio do programa Alagoas Sem Fome. A 39ª iniciativa beneficiada com uma tonelada de alimentos foi a Associação...