Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Roraima: Termelétrica a gás recebe licença de operação dois meses após ser inaugurada por Bolsonaro em RR

A Usina Termelétrica Jaguatirica II, na zona Rural de Boa Vista, recebeu nessa sexta-feira (26) a licença de operação. A geradora de energia movida a gás natural já tinha sido inaugurada pelo presidente Jair Bolsonaro há quase dois meses, durante visita ao estado em 29 de setembro passado.

A licença foi concedida por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh). O órgão, que é ligado ao governo de Roraima, realizou a vistoria para a emissão do documento no dia 23.

Segundo o governo do estado, a termelétrica vai agregar 141 MW ao sistema elétrico, o que equivale a mais da metade do consumo do estado. As três turbinas geradoras, sendo duas a gás e uma a vapor, já estão preparadas para funcionar, de acordo com a Eneva.

Testes operacionais estão sendo realizados desde a meia noite desta sexta-feira (26). A Roraima Energia, distribuidora do serviço no estado, informou que o abastecimento de energia poderia ser afetado. Os eventos com perturbação ou interrupção de energia vão ocorrer até o dia 8 de dezembro.

Roraima é o único estado do país que não é ligado ao SIN e, durante anos, dependeu da energia fornecida pela Venezuela. No entanto, o país parou de enviar energia ao estado em março de 2019 e, desde então, o trabalho é feito por cinco termelétricas da Roraima Energia.

O parque térmico do estado é formado pelas usinas termelétricas de Monte Cristo, na zona Rural de Boa Vista, Jardim Floresta e Distrito, ambas na zona Oeste, e Novo Paraíso, em Caracaraí, região Sul do estado.

Fonte: G1 Roraima

Related Posts