Os preços do gás natural iniciaram o ano com forte alta na Europa, ainda operando os problemas de estoques limitados durante o inverno. Depois de devolver os ganhos registrados na semana do Natal, quando chegou aos 180 euros por megawatt-hora, o gás natural TTF para fevereiro – referência para formação de preço na Europa — era negociado nessa segunda-feira (3) com alta de 19,5% a 84,10 euros por megawatt-hora. Mesmo 100 euros a menos do que o pico de 180 euros há 15 dias, a cotação ainda está 350% acima dos 18 euros registrados há um ano.
A cotação permanece elevada em virtude da incerteza quanto ao abastecimento da Rússia. Há cerca de 15 dias, o fluxo do gasoduto Yamal — que leva gás da Rússia para a Alemanha – desviou a entrega de gás da Alemanha para a Polônia. E a empresa de energia russa Gazprom, responsável pelo envio de gás para Europa, não havia reservado capacidade para esta segunda-feira (03).
Na Bolsa de Mercadorias de Nova York, o gás para fevereiro registra ligeira queda seguindo o movimento dos últimos dias. Os preços seguem pressionados pelas temperaturas mais amenas que tem levado a um menor consumo de gás para aquecer as residências.
No relatório do Departamento de Energia divulgado na semana passada relativo a 24 de dezembro, os estoques estavam em 3,226 trilhões de pés cúbicos, um volume ainda 7,2% menor que o registrado há um ano mas 0,6% acima da média de cinco anos. Fevereiro cai 0,80% a US$ 3,7 por um milhão de unidades térmicas britânicas.
Fonte: Valor Online
Related Posts
Gás em São Paulo fica até 2,3% mais barato com reajuste
Consumidores residenciais e comerciais da Comgás pagarão tarifas de gás encanado mais baixas a partir desta terça (10) com o reajuste anual dado pela Arsesp. A empresa atende 95 municípios, incluindo a...
Commit reconhece melhores práticas de gestão das distribuidoras de gás canalizado
A Commit, resultado da parceria entre a Compass e a Mitsui para desenvolver o mercado de gás canalizado (gás natural e biometano) no longo prazo, realizou na segunda (09) a cerimônia de premiação do PEx...