O Grupo Urca Energia vai investir R$ 45 milhões na construção de uma usina de produção de gás carbônico verde no centro de tratamento de resíduos que tem em Seropédica, no Rio. A usina será a primeira no Brasil a produzir gás carbônico com aproveitamento de biometano gerado a partir de resíduos orgânicos de aterro sanitário.
A inciativa ocorre dentro de acordo para a compra da Gás Verde, empresa de biogás da JMalucelli, anunciado em janeiro, e faz parte de R$ 1,2 bilhão previsto para a aquisição do ativo e novos investimentos.
A expectativa é que a usina comece a operar em 18 meses. A planta vai gerar em torno de 100 toneladas de gás carbônico verde por dia, cerca de 10% do consumo diário atual do Brasil, que é de 1.100 toneladas.
“Estamos buscando realizar investimentos que façam sentido, não só sob o ponto de vista do negócio, mas que tenham efeito positivo no meio ambiente, e é isso o que ocorre ao tratarmos o gás carbônico para que seja aproveitado por diversas indústrias. Trabalhamos para oferecer alternativas ambientalmente melhores”, disse o diretor-executivo do grupo Urca Energia, Marcel Jorand.
O Grupo Urca Energia atua na geração elétrica e comercialização de energia, biometano e gás natural.
Fonte: Valor Online