A Copergás alcançou o nível máximo no Índice de Adequação das Estatais (IAE) de Pernambuco, em relação ao exercício de 2021. Organizado pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), o indicador avalia a conformidade das empresas com as melhores práticas de governança corporativa e com as obrigatoriedades da Lei nº 13.303/2016 (Lei das Estatais) e do Decreto Estadual nº 43.984/2016.
A pontuação do IAE vai de 1 a 5. A nota máxima foi obtida pela Copergás e por mais oito estatais: Compesa, Complexo Industrial Portuário de Suape, Adepe, AGE, CEPE, Empetur, Lafepe e Perpart. Para fazer a classificação, o Índice avalia a adequação a 26 pontos de controle de setores diversos, como demonstrações contábeis, disponibilidade de relatório integrado ou de sustentabilidade e encaminhamento da análise de atendimento das metas e resultados ao TCE e à Assembleia Legislativa.
Para o coordenador de Governança, Conformidade e Riscos (CGRC) da Copergás, Hubert Hirschle, o resultado indica “a evolução e amadurecimento” da governança da Companhia e o engajamento de todos os setores em enquadrar-se às conformidades exigidas. “Nós, da CGRC, coordenamos, orientamos e alertamos, mas a maior parte do trabalho é feita pelas diversas áreas que fazem a governança da Companhia”, disse Hubert. “Quando fazemos qualquer solicitação ou orientação, sempre temos a colaboração plena e o interesse de todos em atender o mais rápido possível. O ambiente é de total engajamento”.
Avaliação
O ranking das estatais no IAE foi divulgado na 1ª Reunião Técnica de gestores das Unidades de Controle Interno de Pernambuco, realizada de forma on-line pela SCGE, com a participação de cerca de 100 pessoas que atuam no Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual – entre elas, Hubert. “Eu e Rosalvo Pereira da Silva (analista da CGRC) participamos religiosamente de todas as reuniões que são convocadas pela Controladoria-Geral. Sempre estamos presentes. Não faltamos nenhuma reunião”, afirmou ele.
Para a avaliação do Índice, a SCGE acompanha o desempenho de cada uma das estatais, com apuração dos resultados a cada quatro meses. O monitoramento inclui também, entre outras ações, reuniões periódicas, solicitações e orientações.
Na abertura do encontro, o secretário da SCGE, Marconi Muzzio, destacou a importância de indicadores de desempenho para o aprimoramento da gestão pública e como forma de mostrar para a sociedade o que está sendo feito na área.
Fonte: Copergás / Comunicação
Related Posts
Leilões via PPSA podem aumentar oferta de gás natural e reduzir preço da molécula de gás, diz Adriano Pires
A resolução do CNPE, que permitiu que a Pré-Sal Petróleo (PPSA) possa contratar, junto às estruturas existentes, o escoamento e o processamento do volume do gás natural que cabe à União, é uma iniciativa...
Segmento de distribuição tem feito seu papel para a expansão do mercado de gás, afirma Luiz Gavazza
É um equívoco represar medidas para desenvolver a oferta de gás natural por suposta falta de demanda. A opinião é do presidente do Conselho de Administração da Abegás e diretor-presidente da Bahiagás, Luiz...