Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Copergás amplia interiorizaçãodo gás natural em Pernambuco

A inauguração do Projeto de Rede Local da Copergás em Garanhuns, na última sexta-feira (08), foi marcada pela valorização do desenvolvimento do Interior de Pernambuco – todos os que discursaram no evento destacaram esse aspecto do empreendimento. Com a conclusão da primeira fase do projeto, a Companhia já abastece uma indústria local, a DPA/Nestlé. Ao término das obras, serão atendidos dois postos com GNV, quatro condomínios residenciais, 37 estabelecimentos comerciais e mais uma indústria. No total, a Copergás investirá R$ 7 milhões.

A previsão é que as obras da segunda etapa sejam encerradas até abril de 2023. Com isso, o gasoduto local terá cerca de 10 km de extensão. Dos 5.568 municípios brasileiros, apenas 484 têm acesso ao gás natural, segundo dados da Abegás. Garanhuns se tornou exatamente o 484º. “Tirar do papel um projeto com esta importância é, para nós, fator de muita satisfação”, disse o presidente da Copergás, André Campos, ao discursar na abertura do evento. “Estamos chegando aqui para ficar e para contribuir com o desenvolvimento de Garanhuns e do Agreste, concretizando a recomendação do governador Paulo Câmara e do secretário Geraldo Julio (Desenvolvimento Econômico) de interiorizar cada vez mais o gás natural”, completou.

Também participaram da inauguração o prefeito da cidade, Sivaldo Albino, secretários municipais e vereadores; o diretor de Estratégia e Mercado da Abegás, Marcelo Mendonça; o vice-presidente da New Fortress, Marcelo Rodrigues; os presidentes da Bahiagás, Luís Gavazza, e da Algás, José Ediberto de Omena, além de executivos da DPA/Nestlé.

O prefeito Sivaldo Albino destacou o fato de Garanhuns ser agora o 484º município a ter gás natural canalizado no país e disse que a chegada dessa fonte energética pode levar o município e o Agreste Meridional a atraírem novos empreendimentos, gerando emprego e renda. “Trata-se de um projeto que contempla tanto o grande empresário quanto os pequenos consumidores”, afirmou.

O projeto que levou o gás natural a Garanhuns é realizado em parceria entre a Copergás e a empresa norte-americana New Fortress. O sistema utiliza o transporte rodoviário do gás em estado líquido (GNL) e, no município, ele é regaseificado para a sua forma natural, o estado gasoso, sendo, a partir daí, odorizado e distribuído pela Copergás aos clientes, por meio do gasoduto local.

“Este projeto é o que há mais inovador no mundo para a ampliação da interiorização do gás natural. Garante o acesso ao gás natural e, à medida que o consumo aumentar, as obras também podem ser ampliadas”, afirmou o vice-presidente da New Fortress, Marcelo Rodrigues.

Desenvolvimento

Após o discurso de André Campos, o diretor técnico-comercial da Copergás,  Fabrício Bomtempo, fez uma apresentação detalhando o projeto de Rede Local da Companhia e destacando as projeções para o futuro do empreendimento. Em seguida, o diretor administrativo-financeiro, Luciano Guimarães, falou sobre a importância para o município e para a região de todos poderem contar com mais uma opção energética – fator gerador de desenvolvimento, de aumento de competitividade e de segurança e comodidade.

O modelo da Rede Local está implantado também em Petrolina, onde foi inaugurado em outubro do ano passado. Encontra-se em estudos na Copergás a instalação do sistema em outros locais, como Araripina, no Sertão.  Em todo o Estado, a Copergás atende hoje mais de 62 mil clientes, nos segmentos industrial, comercial, residencial e de GNV.

 

Fonte: Copergás /Comunicação

Related Posts